'Enem dos Concursos' divulga gabarito preliminar das provas
Exame foi feito neste domingo; resultado final será divulgado no dia 21 de novembro
Os candidatos que aguardavam ansiosos pelo gabarito oficial do‘ Enem dos Concursos’, ou CNU (Concurso Nacional Unificado), já podem consultar o site do governo federal para verificar a pontuação preliminar. A prova foi feita neste domingo (18) e os participantes poderão conferir as respostas corretas na página do concurso. O prazo para recorrer, em caso de resoluções injustas ou incorretas, será dos dias 20 a 21 de agosto.
Pelo cronograma oficial, o cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro e as notas finais das provas objetivas serão divulgadas no dia 8 de outubro, após avaliação dos recursos. Ainda no dia 8 será divulgado a nota preliminar da prova discursiva e a convocação para o envio de títulos. Os pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados entre os dias 8 e 9 de outubro. A divulgação da nota final está prevista para 21 de novembro.
Neste domingo, pela manhã, todos os candidatos realizaram uma prova discursiva e objetiva comum a todos os blocos. À tarde, foi a vez das questões específicas de cada profissão, com mais ênfase nas áreas de concentração de nível superior.
Ao todo, Mato Grosso do Sul teve 33.909 inscritos para as provas, em Campo Grande (21.189), Três Lagoas (2.502), Dourados (7.647) e Corumbá (2.571). No Brasil 2.114.128 candidatos disputaram 6.640 vagas com salário de até R$ 22 mil. Entretanto, o exame contou com menos da metade do percentual inscrito.
Abstenção - Dos 2,1 milhões de pessoas que prestariam as provas do Enem dos Concursos, cerca de um milhão compareceram. Apesar do resultado, Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos explicou que o cenário já era esperado. Em coletiva na noite deste domingo (18), após a realização da prova, a ministra afirmou que a taxa de abstenção foi puxada pelos faltantes que concorriam às vagas de ensino médio.
Em Mato Grosso do Sul, quanto menor a concorrência, maiores as chances de uma boa colocação. Na sala de todos os entrevistados pelo Campo Grande News, a taxa de candidatos ausentes chegou a pelo menos 50%. O balanço oficial de abstenção por estado ainda não foi divulgado pelo governo federal.
Apesar de considerarem a prova difícil, temas como a questão indígena, muito presente no Mato Grosso do Sul, fez com que os candidatos se familiarizassem mais facilmente com o novo modelo de concurso. No Estado, a oferta é maior para vagas de indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições.
Temas redação - Como parte do sistema antifraude, o exame teve 36 versões diferentes, distribuídas entre os 8 blocos. Todos tiveram temas da redação diferentes, sendo o bloco 1, política urbana e instrumentos do estatuto das cidades; bloco 2, SQL e dados; bloco 3, mudanças climáticas e agricultura; bloco 4, mulher grávida e trabalho periculoso.
No bloco 5 o tema foi sobre direitos indígenas; no bloco 6, déficit e responsabilidade fiscal; já no bloco 7 o assunto abordado foi sobre agentes carcerários e políticas públicas. Para finalizar , o último bloco teve o avanço científico e tecnológico para diminuir as desigualdades econômicas como tema.
Outras datas - Conforme o edital, os documentos necessários deverão ser enviados entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos será no dia 4 de novembro. Aqui, casos de recursos poderão ser feitos entre 4 e 5 de novembro. A nota final da revisão será dia 19 de novembro.
Candidatos que se inscreveram na categoria cotas têm cronogramas diferentes. Os que se autodeclararam negros e indígenas serão convocados no dia 2 e 3 de outubro para verificação. O resultados será divulgado no dia 17.
Já os candidatos que declararam alguma deficiência, que também têm vagas reservadas, devem fazer perícia médica, com avaliação psicossocial, entre os dias 17 e 25 de outubro.
A divulgação dos resultados preliminares da avaliação dos candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência será no dia 13 de novembro. No dia 14 de novembro os pedidos de recursos poderão ser feitos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.