ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 30º

Capital

“Enem dos Concursos” tem correria e candidatos que não chegaram a tempo

Mesmo com o fechamento dos portões previstos para às 7h30, candidatos continuaram chegando após o horário

Por Fernanda Palheta e Antonio Bispo | 18/08/2024 08:12


Às 7 horas e 30 minutos em ponto os portões da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) começaram a fechar para o início da prova do CNPU (Concurso Público Nacional Unificado). Enquanto o portão principal abaixava os últimos candidatos correram, pedalaram e se arrastaram para conseguir entrar na universidade na manhã deste domingo (18).

As imagens registradas pelo Campo Grande News, mostram dois candidatos correndo no início do fechamento do portão. Na sequência um candidato consegue passar andando de bicicleta, mas para isso ele precisa se abaixar para passar pelo portão entreaberto. Outros dois candidatos vêm correndo e se abaixam entrar no portão quase fechado.

O último candidato a entrar na UCDB chegou de carro e se arrastou no chão para passar na última fresta da entrada da universidade. Na correria ele deixou sua caneta cair e não conseguiu alcançar o item essencial para a prova. Um senhor que estava no local chutou a caneta para o atrasado, que entrou no último segundo.

Mas teve quem não conseguiu. O estudante Víctor Ozzy, de 19 anos, chegou cinco minutos atrasado e encontrou os portões fechados. Ele conta que terminou o ensino médio no ano passado e esse seria o primeiro concurso da sua vida. "Não tinha percebido que o horário já tinha passado", disse olhando para o relógio.

Victor estava acompanhado da tia, a funcionária pública Cristiane Sandano, de 43 anos. Ela conta que o sobrinho mora no Aero Rancho e eles estavam de carro. O atraso, segundo ela, foi causado por pequenos problemas durante a manhã.

Estudante Víctor Ozzy, de 19 anos e a sua tia, a funcionária pública Cristiane Sandano, de 43 anos, não conseguiram chegar no horário (Foto: Antonio Bispo)
Estudante Víctor Ozzy, de 19 anos e a sua tia, a funcionária pública Cristiane Sandano, de 43 anos, não conseguiram chegar no horário (Foto: Antonio Bispo)

Apesar de não chegar a tempo, a tia conforta o sobrinho. "Isso fica como experiência, uma lição, e bola para frente. Haverão outros concursos para que ele possa fazer", disse. A funcionária pública é a grande incentivadora da família, além de Victor, ele encoraja os filhos a prestarem provas. "Essa uma maneira melhor de ter uma vida estável", explica.

Mesmo com o fechamento dos portões previstos para às 7h30, candidatos continuaram chegando após o horário na UCDB. A reportagem acompanhou a chegada de pelo menos 10 atrasados que não conseguiram entrar, a maioria chegou ao local em carro de aplicativo e ao se depararem com os portões fechado já voltam para casa.

Candidata chegou e portão da Uniderp já estava fechado (Foto: Marcos Maluf)
Candidata chegou e portão da Uniderp já estava fechado (Foto: Marcos Maluf)

Na Uniderp os portões também fecharam no horário determinado pela organização, às 7h30. Dois candidatos não conseguiram entrar na universidade, mas não quiseram falar com a reportagem.

O concurso é dividido em dois períodos. Pela manhã, todos os candidatos realizarão uma prova discursiva e objetiva comum a todos os blocos. À tarde será a vez das questões específicas de cada área, com mais ênfase nas áreas de concentração de nível superior.  As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias