ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Golpe do falso funcionário de banco faz novas vítimas e rende R$ 144 mil

Uma das vítimas recebeu ligação no dia 9 de agosto, mas só percebeu prejuízo nesta terça-feira

Por Ana Paula Chuva | 14/08/2024 08:09
Fachada da Depac Centro onde ambos os casos foram registrados (Foto: Bruna Marques | Arquivo)
Fachada da Depac Centro onde ambos os casos foram registrados (Foto: Bruna Marques | Arquivo)

Duas mulheres procuraram a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro nesta terça-feira (13), após serem vítimas de golpe e perderem R$ 144.910, 29 para falsos funcionários de bancos. Uma delas recebeu a ligação na sexta-feira (9), data em que foram feitas as transferências, mas ela só percebeu o prejuízo ontem.

À polícia, a mulher de 43 anos contou que por volta das 16h30 da sexta-feira recebeu uma ligação e a pessoa se identificava como gerente da Caixa Econômica Federal e perguntou se ela havia feito transferências ou pagamentos via Pix. Ela negou as transações e o homem perguntou se ela teria outro aparelho telefônico do modelo iPhone cadastrado para movimentar sua conta.

O golpista afirmou que o modo de segurança do atual telefone da mulher havia sido excluído e que ela precisaria ir até uma agência bancária resolver a situação. Como ela disse que não poderia ir naquele momento. O falso gerente indicou que ela fizesse uma análise no aparelho celular e encaminhou um link para a vítima acessar.

No momento em que ela clicou no endereço eletrônico, a tela do aparelho ficou escura, mas a ligação não foi desligada. Logo depois, o autor disse que a situação estava bem complexa e que precisaria ligar novamente para a vítima no dia seguinte. No sábado (10), o homem entrou em contato outra vez e o procedimento foi repetido.

Ainda conforme o relato da mulher, tudo aconteceu da mesma forma. Ele encaminhou o link e quando ela clicou a tela do celular escureceu e ele afirmou que entraria em contato no domingo (11). No terceiro dia o procedimento se repetiu, mas o homem voltou a pedir que ela procurasse uma agência bancária na segunda-feira (12) para fazer as novas senhas eletrônica.

Porém, o golpista disse que a mulher não poderia conversar com os funcionários do local porque eles quem estariam vazando as informações dela. A mulher foi ao banco e ao sair conversou novamente com o golpista que a orientou fazer alguns procedimentos via aplicativo do banco.

Na terça-feira, ela voltou na agência e conversou com o gerente e então percebeu que havia sido vítima de golpe. O autor fez três transferências nos valores de R$ 63.699,00, R$ 11.316,00 e a última de R$ 10.895,29. Totalizando R$ 85.910,29.

Segundo caso – A outra vítima, mulher de 56 anos, também registrou o boletim de ocorrência na terça-feira. À polícia, ela contou que recebeu ligação na segunda-feira por volta das 16h de um homem que se identificou como funcionário do banco Bradesco e ele afirmou que havia acontecido uma tentativa de golpe na conta da vítima.

Ele pediu para que ela fizesse alguns procedimentos e a mulher foi seguindo as orientações, ela não desconfiou de nada. No entanto, quando foi acessar o aplicativo bancário, não conseguiu entrar e entrou em contato com sua gerente que informou que haviam feito um Pix de R$ 59 mil da conta dela.  O caso foi registrado como estelionato.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias