ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Hemosul fica sem internet e quem procurou declaração saiu sem

Último dia para apresentação de comprovante de doador para isenção de taxa de concurso é amanhã

Lucia Morel e Giovanna Dauzacker | 02/03/2022 17:18
Técnico se prepara para analisar cabo de fibra ótica no Hemosul. (Foto: Paulo Francis)
Técnico se prepara para analisar cabo de fibra ótica no Hemosul. (Foto: Paulo Francis)

Com o sistema de internet fora do ar, quem precisava da declaração do Hemosul de que é doador de sangue ou medula para garantir isenção do valor da inscrição para concurso para professores estaduais, saiu de lá com as mãos abanando. O último dia para apresentar a documentação ao governo é amanhã.

O problema ocorre desde cedo, mas as doações de sangue não foram comprometidas, apesar de ocorrerem com atraso. Entretanto, sofreu mesmo quem procurou pelo documento nesta tarde. O Campo Grande News conversou com algumas pessoas que esperavam alguma solução.

A professora Daiana Ortega, 30 anos, por exemplo, explicou que não teve como ir em busca do documento antes. “Não deu tempo mesmo”, informou, relatando que deixou seus dados com o Hemosul a fim de tentar a declaração posteriormente, já que o hemocentro vai formalizar que a falta de acesso não foi culpa dos candidatos.

Para a candidata, caso consiga ainda declarar ser doadora para garantir a isenção, será ótimo, já que o valor a ser pago é de R$ 175,12.

Quando a reportagem chegou ao Hemosul, técnicos já buscavam resolver o problema, que segundo a relações públicas do local, foi causado pelo rompimento do cabo de fibra ótica que transporta internet desde a SES (Secretaria de Estado de Saúde) até o hemocentro.

Na tentativa de ajudar quem ficou sem a declaração e foi buscá-la apenas um dia antes do fim do prazo, o Hemosul pegou os dados dos candidatos para enviar o documento por e-mail. Também houve contato com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), a fim de informar do problema, na tentativa de prorrogar o prazo de isenção.

A busca pela declaração pode ser feita no próprio hemocentro, ou por e-mail, através do endereço atendimentoaodoador@hemosul.ms.gov.br, solicitando o comprovante e encaminhando os dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e os números de CPF e RG.

Nos siga no Google Notícias