Incêndio fake mobiliza mais de 100 pessoas e chama a atenção em shopping
Dezenas de voluntários e diversas viaturas atuam no falso combate, mas atuação é como se fosse real

O Corpo de Bombeiros realiza nesta manhã no Shopping Campo Grande simulação de incêndio para treinamento da corporação e da equipe do local. O foco dos trabalhos é a sala 4 do cinema do local. No treinamento, o fogo fake começa pela sala 4 do cinema, onde 124 pessoas assistiam filme, inclusive, crianças. A ideia é treinar busca e salvamento em espaços fechados.
Três caminhões com água e 6 viaturas de socorro, incluindo 2 motos, estão no estabelecimento, assim como a Auto Escada Mecânica (Magirus), usada para retirada de vítimas e combate de fogo pelo alto. Todo procedimento é realizado como se fosse real. por volta das 8h, o Corpo de Bombeiros foi acionado via rádio, como ocorrem em situações reais.
Os voluntários que assumiram a posição de vítimas no falso incêndio são funcionários do shopping e das lojas, além de conhecidos. O grupo é dividido entre estado mais grave e leve. Todos recebem os primeiros socorros no estacionamento do Shopping Campo Grande e na sequência o treinamento simula transferência para unidades de saúde.
Durante a simulação, foi usado em um boneco (vítima) que precisou ser transportado pela escada mecânica.. A mdica Maithe Galhardo afirma que em um contexto de múltiplas vítimas, as mais graves, com politraumas e problemas ortopédicos, devem ser levados para a Santa Casa. Já os pacientes mais leves com registro de inalação de fumaça podem ser levados para HU, Regional ou unidades de atendimento 24h.
O objetivo, segundo a assessoria de imprensa do empreendimento, é mostrar como os funcionários da Brigada do Shopping e o Corpo de Bombeiros devem proceder em casos extremos. Os locais para realização da ação serão interditados.