Instalação do corredor de ônibus na Marechal Deodoro começa em 30 dias
As obras contemplam a instalação de 4 estações de pré-embarque, além de reapeamento da via por R$ 11,4 milhões
Engepar Engenharia e Participações Ltda será a responsável pelo recapeamento e a instalação do corredor Sudoeste do transporte coletivo na Avenida Marechal Deodoro, em Campo Grande. A empresa venceu a concorrência pública e realizará a obra por R$ 11.411.264,69.
O resultado da licitação saiu no Diário Oficial do Município desta terça-feira (29) e a previsão é de que as obras começam em 30 dias.
Ao todo serão feitos 1,1 km de drenagem e 5,5 km de recapeamento nas duas pistas da via. Serão feitas também as sinalizações vertical e horizontal e a instalação de 4 estações de pré-embarque para o transporte coletivo urbano.
De acordo com a prefeitura de Campo Grande, as obras vão começar em frente ao Terminal Bandeirantes, atravessando a rotatória com a Avenida Manoel da Costa Lima. Depois, no trecho em pista dupla, será implantada rente ao canteiro central a faixa exclusiva para ônibus com as estações de pré-embarque.
As estações serão instaladas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí e entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação, antes do Terminal Aero Rancho, será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.
As avenidas Marechal Deodoro e a Gunter Hans, servem de linha divisória para as regiões Lagoa e Anhanduizinho onde ficam os bairros Aero Rancho e Coophavila 2, onde moram aproximadamente 50 mil habitantes.
Ainda conforme a prefeitura, os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante, estão sendo feita as sinalizações horizontal e vertical, além de instaladas as 5 estações programadas para o trecho de 2,2 km. Na sequência virão novos semáforos. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados.
Outros corredores - Na Rua Bahia, a primeira etapa do Corredor Norte já está feita. Foram construídos 146 metros de drenagem na Rua Eduardo Santos Pereira para captar a enxurrada da Rua Rio Grande do Sul que vai escoar pela tubulação na Bahia onde serão instaladas ainda 4 estações de pré-embarque.
O corredor Norte vai ligar o centro da cidade a partir da Avenida Afonso Pena aos terminais General Osório e Nova Bahia.
Além disso, o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rua Rui Barbosa entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Avenida Mato Grosso está sendo finalizado e serão investidos R$ 30 milhões no recapeamento da Rua Montese que começa perto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.
Também está sendo preparada a licitação para a segunda etapa do corredor Sul, que recapeará a Avenida Calógeras. A obra está orçada em R$ 9,2 milhões e além da faixa exclusiva de ônibus será instalada uma ciclovia entre as avenidas Afonso Pena e Salgado Filho.