Mais 25 postos de saúde vão abrir à noite em Campo Grande, prevê Sesau
Atualmente, são 45 os que funcionam em horário especial
No ano que vem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) prevê que mais 25 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) fiquem abertas à noite e não fechem para almoço nos bairros de Campo Grande. Atualmente, são 45 as que adotam horário estendido – 40 ficam abertas das 7 às 19h; cinco entre 7h e 17h; e uma entre 7h às 22h.
A expectativa, inicialmente, é chegar a 70 locais abertos entre 7h e 19h. A informação foi divulgada após reunião entre a prefeita Adriane Lopes (PP), dois representantes do Ministério da Saúde e a equipe técnica da Sesau, que ocorreu na última sexta-feira (4).
Além disso, outras medidas previstas são a melhoria de estruturas físicas já existentes nas unidades e a redução de espera em consultas agendadas. "Será um grande avanço e o Ministério da Saúde irá garantir os recursos", disse o superintendente da pasta federal, Ronaldo de Souza Costa, que estava presente no encontro.
A Sesau espera que o horário especial dê respiro à rede de emergência. "Com consultas e atendimentos disponíveis fora do horário comercial, é possível realizar ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde de forma mais ampla e abrangente. Isso possibilita a detecção precoce de problemas de saúde, reduzindo agravos e evitando internações hospitalares desnecessárias”, justificou o secretário Sandro Benites.
Mais profissionais - Para atendimento nos horários alternativos, será necessário aumentar as equipes de saúde da família, saúde bucal e de agentes comunitários de saúde em cada unidade. As atuais 197 equipes de saúde da família poderão ser ampliadas para 343; as 147 de saúde bucal poderão saltar para 307; e o total de 1.574 de agentes poderá ir para 1.734. O incremento calculado para o atendimento em horário estendido é de 466 novas equipes, sendo que cada uma é composta por, pelo menos, quatro profissional da saúde.
Para custear essa e as demais medidas previstas, a Sesau deverá formalizar pedido ao Ministério da Saúde para garantir recursos junto ao programa federal Saúde na Hora, voltado aincentivar o funcionamento de unidades básicas de saúde em horários alternativos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.