Marquinhos pede para consórcio dobrar número de ônibus em circulação
Iniciativa valeria até a suspensão das aulas da Rede Estadual de Ensino
Em entrevista coletiva transmitida pela internet, na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) pediu para o Consórcio Guaicurus dobrar o número de ônibus em circulação. A medida, segundo sugeriu o gestor, valeria até a suspensão das aulas da Rede Estadual, a partir de segunda-feira (23).
“Já vai diminuir bastante [o movimento] com a suspensão das aulas, a partir do dia 23. Enquanto isso, foi determinada a duplicação dos veículo, em reunião com o consórcio, ontem”, disse Trad.
As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino), que atende 107 mil alunos, estão suspensas a partir de hoje e só devem retornar em 20 dias. A medida atende recomendações das autoridades em Saúde para evitar aglomerações, que facilitam a dissipação em massa do novo coronavírus.
As unidades particulares acompanharam a decisão e também interromperam as atividades no Estado, iniciativa que coloca 90 mil estudantes em casa.
Segundo dados da SED (Secretaria de Estado de Educação), a Capital tem 460 escolas, das quais 194 municipais e 90 estaduais.
O Censo Escolar de 2019 apontou para 581 mil estudantes matriculados na rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul, dos quais 228 mil só nas escolas estaduais.
“Plano férias” - Suposto comunicado do Consórcio Guaicurus circula hoje nas redes sociais. O texto diz que a frota passou a operar em “plano férias”, com horários reduzidos e linhas sem carros extras.
A reportagem procurou o diretor-presidente do grupo, João Rezende Filho, e a assessoria do consórcio, a fim de confirmar informações. Não houve retorno até a publicação da matéria.
Casos - Segundo última atualização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem 6 casos confirmados de novo coronavírus - todos eles em Campo Grande. A pasta monitora outras 26 ocorrências suspeitas.