Mesmo com parques fechados, andar ou correr ao ar livre está liberado
Prática de atividades ao ar livre só são recomendadas de forma individual, respeitando o toque de reclher
O decreto nº 14.683, que determinou o adiantamento de feriados e isolamento em Campo Grande, publicado pela prefeitura a última sexta-feira (19), proibiu a prática de atividades físicas individuais ou coletivas em parques e praças da cidade. A proibição também é válida para locais privados mas abertos ao público, como academias e estúdios de musculação.
O endurecimento no isolamento na capital para frear o avanço da covid-19 e, consequentemente, reduzir o número de internações e óbitos provocados pela doença no município será de 22 a 28 de março de 2021.
Campo Grande não adotou uma proibição às atividades ao ar livre, portanto caminhada, corrida, ciclismo e outras atividades, que não sejam executadas de forma coletiva, podem ser praticadas respeitando o horário do toque de recolher às 20h.
Ainda que pareça uma saída permitida, para o bem da própria saúde, a prática de atividades físicas ao ar livre em meio a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) caso seja realizada com o uso de máscaras e respeitado o distanciamento físico de até dois metros para evitar a propagação do vírus.
Opções de exercícios em casa
Como alternativa para o fechamento de parques e praças municipais, a Funesp (Fundação Municipal de Esportes), está realizando lives de exercícios físicos, de manhã e à tarde para toda população.
As atividades são voltas para adultos e idosos durante toda a semana, com aulas de zumba, pilates, fitdance, funcional e ginástica. As lives serão transmitidas pelo instagram da Funesp e ficará disponível também no canal do youtube.
Confira a programação:
22/03 – Segunda-feira – Zumba® – 7h30 e às 18h30
23/03 – Terça-feira – Pilates – 7h30 e às 18h30
24/03 – Quarta-feira – Funcional/ Ritmos – 7h30 e às 18h30
25/03 – Quinta-feira – FitDance® – 7h30 e às 18h30
26/03 – Sexta-feira – Zumba Gold / Zumba® – 7h30 e às 18h30