Mutirão de saúde mental chega a Zona Rural de Campo Grande
Atendimentos gratuitos acontecerão das 8h às 12h, no Bairro Chácara das Mansões
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da CRAP (Coordenadoria da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde), realiza nesta quinta-feira (28) o 2º Mutirão de Saúde no Bairro Chácara das Mansões, Zona Rural de Campo Grande. Os atendimentos ocorrem de 8h às 12h na Igreja Zoe, localizada na Rua Capão Redondo, 1.600.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Sesau, Gislayne Budib, destaca que o objetivo do mutirão é levar o acesso à população da Zona Rural e de localidades de difícil acesso aos atendimentos em saúde mental, reforçando as ações da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e administrativos. O primeiro mutirão aconteceu na última sexta-feira, dia 22, no Distrito de Anhanduí. Ao todo, foram quase mil atendimentos realizados durante todo o dia. A expectativa é de que na sexta-feira, dia 29, aconteça a terceira e última ação programada para o mês, no assentamento Três Corações.
A coordenadora ressalta que, apesar de as discussões sobre Saúde Mental e prevenção ao suicídio serem intensificadas durante o mês de setembro, a Rede Municipal de Saúde está estruturada para prestar a assistência especializada à população durante todo o ano.
Dentro da política de Saúde Mental, os atendimentos acontecem em diversos serviços, desde as unidades básicas e de saúde da família, passando pelo atendimento especializado nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), serviços de urgência e emergência como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), bem como no serviço hospitalar.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.