Na véspera das férias, ação leva debate sobre abandono de animais às escolas
Objeto é alertar os estudantes e fomentar guardas responsáveis
A menos de um mês para o fim do ano letivo de 2024, início das férias, a campanha Dezembro Verde começou a levar para as escolas das redes públicas e particulares de Campo Grande o debate sobre maus-tratos aos animais. O objeto é alertar os estudantes das consequências do abandono e fomentar a respeito de guardas responsáveis.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha Dezembro Verde, iniciada na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, leva conscientização sobre maus-tratos animais para escolas de Campo Grande antes do período de férias, quando o abandono aumenta. Palestras com ativistas, como Bruno Nóbrega, buscam formar futuros guardiões responsáveis, alertando sobre as consequências legais (Lei Federal nº 9.605/98) e a importância da denúncia. Além das escolas, ações educativas ocorrerão em blitzes pelo centro e shoppings da cidade durante dezembro.
A ação iniciou na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, na manhã desta segunda-feira (25). O ativista da causa animal, Bruno Nóbrega, ressalta a importância da conversa com os estudantes. "Com as palestras, eles se tornam futuros guardiões, orientando um vizinho, tio ou os próprios pais e ajudando nessa luta contra os maus-tratos", disse.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A legislação aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.
O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) explica por que a campanha foi antecipada para conscientizar a população antes do período em que o abandono aumenta: as férias.
"Em dezembro, muitas pessoas saem de férias e, por incrível que pareça, tem gente que abandona o animal e deixa o animal em casa, preso. Sai para viajar deixando apenas a ração e água e acha que o bichinho vai sobreviver", afirma.
O diretor da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, Márcio Beretta, defende que a discussão é importante e necessária. "Muitas vezes os alunos não sabem diferenciar maus-tratos e falta de cuidado. São eles que estão em casa, que acompanham familiares, vizinhos e eles precisam conhecer sobre essa temática para poder fazer a diferença e cuidar dos nossos animaizinhos", ressaltou.
Além das escolas, a campanha também terá blitzes educativas no centro e em shoppings ao longo de todo o mês de dezembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.