“Não sou traficante, sou criador”, diz homem pego pela PRF com 20 pássaros
Uma das aves que estava no carro é reconhecida mundialmente por estar ameaçada de extinção
Criador de pássaros há oito anos, o autônomo Jhonatan Willian de Aquino, de 27 anos, explicou ao Campo Grande News na tarde desta sexta-feira (6), que ele não é traficante e sim criador de pássaros. Jhonatan foi pego pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) transportando 20 aves em gaiolas no porta-malas de um carro, na BR-163, na saída para Dourados, em Campo Grande.
Ele afirma que os animais tinham uma espécie de anel preso no pé, representando um registro oficial. “Todas eram de origem de criador. Além do selo, tinha também a documentação autorizando a viagem. Eu não tinha a documentação de cinco aves, mas elas estavam com o anel no pé, não tinha a documentação porque iriam ficar aqui no Estado, mas as 14 que eu iria levar para Foz do Iguaçu estavam com a documentação ok”, contou.
Ainda durante a entrevista, o criador contou que estava com os pássaros porque um amigo, que também cuidava de aves, estava se desfazendo dos animais e havia doado para um morador de Foz do Iguaçu. “Nós, criadores, não podemos vender aves, mas podemos doar e era isso que estava acontecendo”.
“Eu pedi para a PRF acionar um órgão competente para explicar que estava tudo certo com os animais, mas ele não quiseram, então eu fui para delegacia e assinei um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), os animais foram para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), mas até agora não consegui pegar de volta”, explicou.
No porta-malas, havia 19 pássaros da espécie Curió (oryzoborus angolensis) e um bicudo (oryzoborus maximiliani). Esse último é reconhecido mundialmente como ave ameaçada de extinção pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.