No 1º dia útil após decreto, Campo Grande registra 2º pior isolamento do País
Campo Grande registrou taxa de 29%, abaixo até da média da semana passada, que foi de 33%; MS alcançou 37,20%
Campo Grande alcançou índice de 29% de taxa de isolamento social na segunda-feira (20), o primeiro dia útil desde que entraram em vigor as novas restrições impostas por decreto municipal. A cidade ficou em penúltimo no ranking nacional, melhor apenas de Palmas (34,91%) e abaixo da média do município, registrada na semana passada, que foi de 33%.
O Boletim Epidemiológico de ontem, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, trouxe 7 mortes em 24 horas aqui em Campo Grande. A cidade começou a semana com 73 óbitos registrados. Atualmente, 93 pessoas estão internadas em UTIs.
Os dados de isolamento são da coordenadoria do Sistema de Informação e Conteúdo do governo estadual. Na análise entre os estados, Mato Grosso do Sul alcançou índice de 37,20%, a quarta pior colocação do país e abaixo da média nacional, que foi de 39,10%. Acre foi o que obteve melhor percentual, 43,40%.
Ontem, foi o primeiro dia útil desde que entraram em vigor as mudanças impostas do novo decreto municipal, que antecipou horário de fechamento do comércio, das 18h para 17h e restringiu para 30% a capacidade de atendimento no comércio. As normas foram baixadas na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) na cidade, que já tem 6.216 casos confirmados da doença.
Também foi dia atípico, em que os trabalhadores do transporte coletivo atrasaram o início da saída dos ônibus para 7h, para realização de assembleia.
Regularmente, os resultados da semana são mais baixos do que os alcançados no fim de semana, já que várias atividades voltaram ao funcionamento, mesmo sob restrições sanitárias. Mesmo assim, Campo Grande ficou abaixo da média da semana passada, de 33%.
Os bairros com os piores índices de isolamento social foram Jardim Noroeste (20,80%), Portal da Lagoa (21,90%), Maria Aparecida Pedrossian (23,60%), Vila Nasser (24,30%) e Nova Campo Grande (25%).
O Jardim Presidente saiu da 3ª pior posição no domingo (34,60%) para a melhor posição ontem, com 56,30%. Os outros foram Universitário (54,20%), Jardim Colúmbia (50%), Vila Carlota (48,90%) e Centro (48%).
o índice é referente a qualquer deslocamento a partir de 400 metros, por dispositivo, sem detalhar o tempo de cada pessoa, seja uma saída para mercado ou para “escapadinha” para churrasco durante todo o dia.