ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Ônibus atinge caminhonete que entrava em garagem na Rua Brilhante

Moradores reclamam que não conseguem atravessar pista e estacionar no local por conta do transporte coletivo

Por Ana Paula Chuva e Clara Farias | 10/06/2024 14:10
Caminhoente na calçada e ônibus logo após o acidente nesta manhã (Foto: Clara Farias)
Caminhoente na calçada e ônibus logo após o acidente nesta manhã (Foto: Clara Farias)

Moradores e comerciantes da Rua Brilhante estão preocupados com a velocidade que os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande passam pelo local. Na manhã desta segunda-feira (10), inclusive, uma caminhonete foi atingida por veículo de passageiros enquanto entrava na garagem.

Ao Campo Grande News, a empresária Luciana Guimarães, 41 anos, contou que o marido chegava com uma encomenda para a floricultura e entrava na garagem do local. Neste momento, o ônibus passou em alta velocidade e atingiu a traseira da caminhonete.

“O motorista disse que não viu. Eles passam voando aqui. Quase todos os dias tem acidente. Eu vou a volta na quadra para tentar estacionar. Eles andam grudados na gente, fiz até estacionamento na loja porque os clientes não conseguem atravessar a rua”, disse a empresária.

Além dela, Fernanda Cardoso, 18 anos, contou que trabalha em uma distribuidora de gás na rua e que os ônibus ainda buzinam quando algum veículo está na frente deles. “Eu vejo isso acontecer aqui o tempo todo. Parece que são donos da rua. Toda semana tem uma batidinha e às vezes é um acidente feio”, declarou a jovem.

Dona de casa de 35 anos, que não quis se identificar, contou ainda que na semana passada tentou entrar em casa e teve o veículo atingido por um ônibus. E a dificuldade existe ainda na hora de sair do local.

“A gente fica preso, eles passam em alta velocidade e acham que porque a faixa é exclusiva nós não podemos sequer entrar na nossa casa. Aceleram em cima da gente. A noite dão luz alta, joga o veículo em cima de você. São abusados”, afirmou a mulher.

Parte da frente do ônibus danificada após batida nesta manhã (Foto: Clara Farias)
Parte da frente do ônibus danificada após batida nesta manhã (Foto: Clara Farias)

A reportagem encontrou em contato com o Consórcio Guaicurus e foi informada que as operações de tráfego seguem as ordens de serviço emitidas pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

“Essas ordens determinam os horários, itinerários, tabelas e, inclusive, a velocidade média que deve ser respeitada pelos veículos em cada via. Os ônibus do Consórcio Guaicurus trafegam em velocidades compatíveis com as especificações das vias e diretrizes estabelecidas nas ordens de serviço”, alega em nota.

No documento, a empresa também afirma que a velocidade nos veículos do transporte coletivo é monitorada continuamente e os dados registrados nos equipamentos de tacógrafo e telemetria. Porém, a população pode procurar os canais de denúncia caso haja suspeita do abuso dos motoristas.

“Pedimos que, ao relatar um caso, o denunciante informe o número do veículo envolvido para que possamos verificar a ocorrência com precisão”, finaliza o documento.

As denúncias podem ser feitas na CAC (Central de Atendimento ao Cliente) pelo número (67) 3316-6600.

Traseira da caminhonete atingida pelo transporte coletivo (Foto: Clara Farias)
Traseira da caminhonete atingida pelo transporte coletivo (Foto: Clara Farias)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias