Para ampliar vagas, prefeitura estuda UTI no El Kadri e mais leitos em UPAs
“Ministério está habilitando leitos, transformando as UPAs em pequenos hospitais”
Com a previsão de ampliar a estrutura até dia 5, a prefeitura de Campo Grande estuda custear 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no hospital El Kadri e abrir 44 leitos clínicos em duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).
“Devemos ter essa estratégia de ampliação nas UPAs. O Ministério da Saúde está habilitando leitos, transformando as unidades em pequenos hospitais”, afirma o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Pinto de Castro Filho.
Campo Grande tem seis Unidades de Pronto Atendimento e duas devem receber estrutura, como gerador e oxigênio, para a nova demanda de leitos. Atualmente, conforme o secretário, a cidade tem 341 leitos de UTI.
O compromisso de ampliar a rede de atendimento foi assumido na tarde de ontem (dia 25) pela prefeitura durante audiência de conciliação da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.
Ontem, Campo Grande bateu um novo recorde no número de óbitos por covid-19. Em 24h, foram registradas 25 mortes, maior número desde o início da pandemia há um ano.