Para dar fim a irregularidades, passe do estudante ganha cadastro on-line
Benefício contempla 53 mil alunos em Campo Grande. Intenção é dar mais confiabilidade no cadastro
Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Semed (Secretaria Municipal de Educação) lançaram, nesta quarta-feira, o novo sistema de cadastramento ao passe do estudante, que passará a ser feito apenas pela internet.
A ideia é que o mecanismo dê mais rapidez e confiabilidade aos 53 mil estudantes que recebem o benefício, bem como acabar com o número de irregularidades.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade, nos últimos dois anos, foram identificados pelo menos 8 mil casos de benefícios irregulares, o que prejudica “os que precisam receber”.
Ele explica que, como o antigo cadastro era preenchido a mão, muitos alunos perdiam o benefício por erros cadastrais e outros ganhavam de forma indevida.
Agora, o estudante pode preencher os dados na internet e entregar sua ficha na escola em que estuda.
Rudel admite que, no sistema anterior, como se tratavam de “muitos papeis”, a liberação do passe do estudante acabava por ocorrer primeiro, antes mesmo da conferência dos dados.
O diretor-presidente da agência cita que as irregularidades iam desde alunos que residiam a 100 metros da escola em que estudavam até pais que davam o passe do estudante para seus funcionários.
Trindade também aproveitou para destacar que Campo Grande é a única capital do País que possui 100% do benefício, que inicialmente atendia 12 mil estudantes.
“Campo Grande tem um dos menores índices de evasão escolar por conta da gratuidade 100%”, afirma.
Presente no evento, o vereador Cristóvão Silveira (PSDB) também destacou a abrangência do passe do estudante na Capital, aproveitando para enaltecer o sistema de transporte coletivo que opera de forma integrada.
O estudante que quiser solicitar o benefício terá de acessar o endereço eletrônico http://www.passe.capital.ms.gov.br/. No entanto, o site entra no ar apenas na próxima segunda-feira. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3390.