ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Para reduzir fila, Casa Rosa abre atividades com 80 atendimentos por semana

Exames serão oferecidos na Maternidade Cândido Mariano duas vezes na semana, sob agendamento

Nyelder Rodrigues e Bruna Marques | 29/10/2021 12:35
Mesa que fez o lançamento do novo projeto em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Mesa que fez o lançamento do novo projeto em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Casa Rosa, espaço que tem como foco a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher em geral, foi lançada nesta sexta-feira (29), em Campo Grande, na Maternidade Cândido Mariano, prevendo 80 atendimentos por semana - divididos em 40 atendimentos nos dois dias da semana em que serão realizados no local.

O objetivo do espaço é reduzir a fila de espera. "Hoje, nós temos a oportunidade de zerar a fila de mastologia com consultas, exames e cirurgias de maneiras integradas", destaca o vereador Victor Rocha (PP), um dos idealizadores do local.

"Vamos consultar, fazer ultrassom, se precisar fazer biópsia também. Tudo no mesmo dia. Nosso intuito é em até um mês, zerar a fila de esperar por mastologia. Todas as pacientes serão encaminhadas via sistema de regulação. Quem estiver na fila para mastologia será atendido aqui na Casa Rosa", explica.

Conforme os dados levantados pelo vereador, que é médico hoje em Campo Grande, tem aproximadamente 40 mil pacientes aguardando por consultas, exames e cirurgias, sendo que a mastologia, o número chega a 2,5 mil mulheres aguardando por uma ultrassonografia de mama. "A Casa Rosa vai reduzir essa espera", explica.

Para viabilizar o espaço, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) assinou emenda de R$ 350 mil para iniciar as atividades. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram registrados 66.280 mil casos novos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 850 apenas em Mato Grosso do Sul no ano passado.

Nos siga no Google Notícias