ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Passageiras reclamam de atrasos e fecham terminal de ônibus

Terminal Nova Bahia foi fechado por cerca de 45 minutos, mas situação já foi normalizada

Por Dayene Paz e Murilo Medeiros | 08/04/2025 07:24


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um grupo de cerca de 20 mulheres fechou o Terminal Nova Bahia em Campo Grande na manhã de terça-feira (8) em protesto contra atrasos nos ônibus. O tumulto, que começou por volta das 5h45, só foi controlado com a chegada da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Passageiros relataram que a linha 072 não passou nos horários previstos, causando transtornos. O bloqueio gerou congestionamento dentro do terminal, afetando outros coletivos. A situação foi normalizada com a chegada das autoridades e um ônibus extra foi disponibilizado para as manifestantes. O Consórcio Guaicurus justificou o atraso devido a um erro de trajeto por um motorista substituto.

Grupo de aproximadamente 20 mulheres fechou o Terminal Nova Bahia, em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (8), em protesto por atraso nos ônibus. O manifesto causou tumulto no terminal, que só acabou com a chegada da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Polícia Militar.

A reportagem do Campo Grande News apurou que o protesto começou por volta das 5h45. "A linha 072 chega atrasada todo o dia, hoje não passou o de 4h30, nem 5h10 e nem 5h30. Sexta-feira as mulheres não conseguiram pegar também, aí decidiram hoje, na hora, fechar o portão", conta a doméstica Valmira dos Santos, de 58 anos.

O bloqueio na saída dos ônibus acabou causando congestionamento dentro do terminal e outros coletivos não conseguiam mais entrar. "Nós perdemos o ônibus. Eu não sou contra elas, mas a gente também não tem culpa, porque o patrão não quer saber se tem greve. Tem gente pagando 40 reais de Uber. O pessoal de outros terminais também vão ter atraso e nem sabem o que aconteceu", comenta Valmira.

Passageiras reclamam de atrasos e fecham terminal de ônibus
Doméstica enquanto conversava com a reportagem. (Foto: Marcos Maluf)

Imagens que chegaram ao Campo Grande News mostram o tumulto de gente fora do terminal. "A entrada e a saída estava bloqueada. Criou uma fila de ônibus aqui fora, os motoristas desceram e ficaram lá dentro do terminal. Só quando a polícia chegou que voltou ao normal. Eu perdi o meu, agora não adianta mais ir de ônibus. Vou ter que pagar Uber", lamentou a recepcionista Amanda Santos, 27 anos.

"O transporte público é péssimo, qualquer tipo de manifestação eu apoio. Os ônibus são muito cheios, muito quentes, todo mundo sofre. Tem dias que fico 40 minutos esperando ônibus aqui", completa Amanda.

Segundo outros passageiros que conversaram com a reportagem, a situação se resolveu com a chegada da Guarda e PM. "Veio outro ônibus só para levar essas mulheres que fizeram protesto", comentou a entrevistada Valmira.

O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira, justificou que a situação aconteceu por conta do atraso de uma das linhas. "O motorista apresentou atestado e o substituto errou o trajeto, acabou atrasando, mas a situação já foi normalizada", explicou. Sobre a reclamação de atraso constante da linha 072, o diretor afirma que já está levantando informações sobre essa situação.

Passageiras reclamam de atrasos e fecham terminal de ônibus
Guarda e PM dentro do terminal após tumulto. (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias