ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Pela 1ª vez, creches de Capital terão eleição direta para diretor

Prefeita assinou termo de compromisso com sindicato para isso nesta segunda-feira (28)

Cassia Modena | 28/08/2023 17:40
Pela 1ª vez, creches de Capital terão eleição direta para diretor
Profissionais da educação acompanharam ato (Foto: Juliano Almeida)

Todas as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) de Campo Grande passarão a ter eleições diretas para diretor. Pedido da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), a medida foi autorizada pela prefeita Adriane Lopes (PP) com assinatura de termo de compromisso nesta segunda-feira (28), durante ato público realizado na sede do sindicato.

"Foi um ato de coragem de a prefeita vir até a nossa sede e fazer esse compromisso que, do ponto de vista dos professores da educação pública infantil de Campo Grande, é histórico", disse o presidente do sindicato, Gilvano Bronzoni.

Com a assinatura da prefeita e sinalização para que comissão seja formada pela própria ACP e pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), um edital para as eleições poderá ser lançado para que as primeiras eleições diretas sejam realizadas até dezembro deste ano, sendo os eleitos conduzidos ao cargo de diretor em 2024.

Pela 1ª vez, creches de Capital terão eleição direta para diretor
Professora com camiseta da campanha (Foto: Juliano Almeida)

Segundo Gilvano, nenhuma Emei tem eleição direta para a direção atualmente. "É inédito", afirma.

Em pesquisa no site da Semed (Secretaria Municipal de Educação), são listadas 104 Emeis em funcionamento para atender crianças de até 4 anos. No início deste ano, foram abertas 6.404 vagas.

Pela 1ª vez, creches de Capital terão eleição direta para diretor
À direita, o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni (Foto: Juliano Almeida)
Pela 1ª vez, creches de Capital terão eleição direta para diretor

Outros pedidos - Durante o ato público, a ACP também se mobilizou para debater questões como a superlotação nas salas de aula, falta de infraestrutura como parquinhos para as crianças, mesa e cadeira para os professores; e a falta do atendimento especializado para os alunos da educação especial. "Tivemos uma sinalização dos encaminhamentos para tratar dessas pautas", acrescentou Gilvano.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que confirmou que o debate se ateve às eleições.

Acompanharam o ato, além da prefeita, os vereadores Luiza Ribeiro (PT); Juari Lopes, o "Professor Juari" (PSDB); Ronilço Guerreiro (PODEMOS); Roberto Avelar, o "Beto Avelar" (PSD); Riverton Francisco, o "Professor Riverton" (PSD); e Valdir Gomes (PSD). Estava presente, ainda, o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias