ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pendente, repasse para pagar piso à enfermagem da Capital deve sair até sexta

Ainda assim, profissionais poderão não receber imediatamente acréscimo no salário

Por Cassia Modena | 20/09/2023 08:46
Profissionais protestaram em junho, cobrando definição quanto ao direito conquistado (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Profissionais protestaram em junho, cobrando definição quanto ao direito conquistado (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

As instituições filantrópicas e particulares que mantêm contrato para atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde) com a Prefeitura de Campo Grande ainda não receberam repasse referente ao piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem, que o Ministério da Saúde transferiu para Estados e municípios em 21 de agosto.

O município terá até esta sexta-feira (22) para depositar os recursos nas contas bancárias das instituições. À reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou em nota que o prazo será respeitado: "o repasse para as instituições conveniadas deve ser formalizado nesta semana para que eles paguem os seus funcionários".

A prefeita Adriane Lopes (PP) havia prometido transferir os valores até 6 de setembro. Os profissionais estão impacientes. "Se até esta semana não sair nada, vamos iniciar uma caminhada cobrando", diz um técnico de enfermagem da Santa Casa, que entrou em contato com o Campo Grande News, pedindo para não ser identificado.

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem em Mato Grosso do Sul) está tentando acalmar os ânimos dos trabalhadores da saúde, explicando sobre o prazo final para o repasse, como funcionará nos próximos meses e, também, detalhando problemas relacionados à incorporação da parcela ao salário e no cálculo de profissionais, que foi retificado pelas prefeituras de todo o Brasil neste mês.

Uma assembleia geral foi convocada pelo sindicato com os profissionais da Santa Casa de Campo Grande, que são os mais numerosos dentre as instituições filantrópicas de Mato Grosso do Sul. "Há dados errados que foram reenviados e outras questões em aberto, que vamos esclarecer", afirma a vice-presidente do Siems, Helena Delgado.

5º dia útil de outubro - De acordo com Delgado, todas as instituições têm esse prazo para pagar os salários com o acréscimo referente ao piso salarial nacional da categoria, sancionado este ano. "Mesmo se o repasse for feito até esta sexta-feira, as instituições ainda terão até esta data para efetuar os pagamentos aos funcionários", explica.

"Acredito que vai acontecer. Os recursos do Ministério da Saúde garantem que haja pagamento até dezembro. Ano que vem estaremos em luta pela continuidade", diz ainda a sindicalista.

Recursos federais - O Governo Federal enviou R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do piso da enfermagem nos Estados e municípios, em 21 de agosto.

Os profissionais ligados tanto ao Ministério da Saúde quanto aos estados, municípios e Distrito Federal devem receber parcelas retroativas a maio de 2023.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias