Enfermagem da Capital terá repasse para o piso "ao longo da semana", diz Sesau
Depósito vai contemplar instituições que atendem pelo SUS e têm convênio com a prefeitura
Profissionais da enfermagem que trabalham nas instituições com atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), em Campo Grande, que possuem convênio com a prefeitura, ainda não receberam a primeira parcela do pagamento do piso salarial nacional da categoria, prometida para o último dia 6 pela prefeita Adriane Lopes (PP), durante anúncio à imprensa.
Nesta segunda-feira (11), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que tem a verba em caixa para o repasse às instituições, afirmou em nota ao Campo Grande News que "a expectativa é que [o repasse] ocorra ao longo da semana, conforme pactuado com os serviços contratualizados".
A pasta ressalta estar dentro do prazo de 30 dias determinado por portaria do Ministério da Saúde, que permitiu a liberação dos recursos adicionais aos Municípios para pagamento do piso salarial aos auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam no SUS em todo o Brasil.
A Sesau pontua também que publicou resolução regulamentando o repasse às instituições conveniadas na semana passada. Agora, "os trâmites burocráticos para formalização do repasse estão sendo finalizados ", finaliza.
O piso - O valor total que a Sesau enviará para as instituições que atendem pelo SUS em Campo Grande será de R$ 11,8 milhões.
Ele servirá ao pagamento retroativo do piso nacional da enfermagem, de maio até agosto. O recurso provém do Ministério da Saúde.
Em 12 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.581/23, que garante R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. A pasta federal repassou os recursos correspondentes aos Municípios em 23 de agosto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.