Pessoas de 58 anos já podem se vacinar na Capital
Tão esperada, Prefeitura retoma a vacinação por faixa etária a partir desta sexta-feira
A notícia que estava todo mundo esperando saiu: a partir de hoje pessoas de 58 anos sem comorbidades já podem se vacinar. Depois que Mato Grosso do Sul conseguiu o aval para retornar a imunização por faixa etária, Campo Grande começa a vacinação nesta tarde.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) acabou de divulgar e os pontos de vacinação serão os drives do Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems, Guanandizão, Seleta e Unidades de Saúde, mas atenção com o horário.
Nas unidades e na Seleta, a vacinação será dada até 16h45. Já no Guanandizão e nos drives, a imunização segue até 20h.
Segundo regra da Secretaria de Estado de Saúde, 70% das doses devem ser destinadas à vacinação por faixa etária. O restante será usado para dar continuidade aos grupos especificados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).
Confira abaixo os pontos:
Durante coletiva nesta manhã (28), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que a mudança com a faixa etária pode trazer benefícios a pessoas mais jovens e sem comorbidades, que têm sido cada vez mais vítimas da covid-19 em Mato Grosso do Sul.
“Município com população pequena, e que vacinou todos os grupos prioritários, poderão abrir de 59 a 50 anos. Municípios maiores poderão abrir a cada dia um ano de vida”, explicou.
O secretário disse ainda com isso o SUS (Sistema Único de Saúde) é democratizado. "Temos por premissa básica olhar as pessoas mais vulneráveis. Já cumprimos esse papel e vamos fazer com que desde o cidadão mais abastado quanto o mais humildade tenham tratamento equânime: vacinar por idade", enfatizou.
Ele também mencionou que isso dará maior tranquilidade aos secretários municipais do Estado. “Recebemos 246 manifestações de grupos, justificando que deveriam ser prioritários. Agora a gente tira toda a pressão e imuniza por faixa etária”.
Demais públicos - Também seguem abertos os seguintes públicos: trabalhadores industriais, da construção civil, caminhoneiros, acima de 45 anos, e do transporte metroviário e ferroviário, transporte aéreo, aquaviário e trabalhadores portuários acima de 18.
O calendário prevê ainda aplicação da segunda dose da Astrazeneca para quem tomou a primeira até o dia 28 março.