ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Pipas derrubaram energia de quase 150 mil prédios em 2023

Em 12 meses, concessionária abriu 164 ocorrências relacionadas à prática

Por Gustavo Bonotto | 30/01/2024 20:55
Pipa enroscada a fios elétricos. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Pipa enroscada a fios elétricos. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Entre janeiro a dezembro de 2023, 164 ocorrências relacionadas à interrupção de energia foram causadas por pipas que caíram em redes energizadas, segundo levantamento divulgado pela concessionária Energisa nesta terça-feira (30). O total de clientes afetados em todo Mato Grosso do Sul chegou a 149.495.

Em comparação a 2022, a empresa registrou 132 ocorrências, o que afetou 124.919 unidades consumidoras. Já em 2021, 186 casos foram notificados.

“Uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição, devido ao poder cortante da linha chilena e cerol, utilizado indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro, ou até mesmo uma cidade", alertou o coordenador da Energisa, João Ricardo Costa Nascimento.

Vale lembrar que o uso desse tipo de material é ilegal. No início do mês, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) chegou a recolher mais de 80 carretéis com materiais cortantes. Além de ressaltar a proibição por lei, a Energisa pede atenção durante a prática de empinar pipas.

"Evite lugares próximos à rede elétrica. Busque espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo. Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto. Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles e causar graves acidentes", discorre o comunicado.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a concessionária pode ser acionada pelo portal energisa.com.br, pelo aplicativo Energisa On e também pelo 0800-722-7272.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias