ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pipas derrubaram energia de quase 150 mil prédios em 2023

Em 12 meses, concessionária abriu 164 ocorrências relacionadas à prática

Por Gustavo Bonotto | 30/01/2024 20:55
Pipa enroscada a fios elétricos. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Pipa enroscada a fios elétricos. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Entre janeiro a dezembro de 2023, 164 ocorrências relacionadas à interrupção de energia foram causadas por pipas que caíram em redes energizadas, segundo levantamento divulgado pela concessionária Energisa nesta terça-feira (30). O total de clientes afetados em todo Mato Grosso do Sul chegou a 149.495.

Em comparação a 2022, a empresa registrou 132 ocorrências, o que afetou 124.919 unidades consumidoras. Já em 2021, 186 casos foram notificados.

“Uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição, devido ao poder cortante da linha chilena e cerol, utilizado indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro, ou até mesmo uma cidade", alertou o coordenador da Energisa, João Ricardo Costa Nascimento.

Vale lembrar que o uso desse tipo de material é ilegal. No início do mês, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) chegou a recolher mais de 80 carretéis com materiais cortantes. Além de ressaltar a proibição por lei, a Energisa pede atenção durante a prática de empinar pipas.

"Evite lugares próximos à rede elétrica. Busque espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo. Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto. Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles e causar graves acidentes", discorre o comunicado.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a concessionária pode ser acionada pelo portal energisa.com.br, pelo aplicativo Energisa On e também pelo 0800-722-7272.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias