ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Polícia apreende mais de mil litros de lubrificantes falsos em Campo Grande

Comerciantes que venderem produtos falsos poderão ser autuados

Gabrielle Tavares | 20/10/2022 16:23
Lubrificantes falsos apreendidos. (Foto: Divulgação)
Lubrificantes falsos apreendidos. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (20), equipes da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), ANP (Agência Nacional de Petróleo) e Receita Federal fiscalizaram dois armazéns distribuidores de lubrificantes. Nos locais, foram apreendidos 1.129 litros da marca Phanter e oito galões de 5lts de Phanter Truck Diesel falsificados.

A ação é nacional, sob orientação da ANP, e também ocorre em outros estados do país, com objetivo de reprimir o comércio dos óleos irregulares. O uso dos lubrificantes falsificados pode levar a danos irreversíveis nos motores dos veículos.

A comercialização dos lubrificantes irregulares pode gerar multas e até 5 anos de prisão,prevista pela Lei 8.137/90.

Comerciante que vender lubrificante falso pode ser autuado. (Foto: Divulgação)
Comerciante que vender lubrificante falso pode ser autuado. (Foto: Divulgação)

Nas ações de hoje, os comerciantes já haviam descoberto a falsificação e providenciaram a devolução dos lubrificantes ao fornecedor, que segue sendo investigado pelas forças federais, já que o crime ocorre em vários Estados.

A polícia orienta que os distribuidores que compraram os produtos falsos parem as vendas imediatamente, sob pena de responsabilização administrativa, cível e criminal. Também devem procurar órgãos de controle para descarte do material.

Quanto aos consumidores, a orientação é para que entrem no site da ANP e verifiquem a regularidade do produto antes de comprá-lo ou de autorizar a instalação no veículo.

Nos siga no Google Notícias