Polícia planeja novos treinamentos na Máxima e anuncia mais vagas em presídios
As forças de segurança já planejam uma novo treinamento no Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande. A intenção, de acordo com o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, é deixar os policiais bem treinados para atender qualquer emergência.
“A sociedade não quer mais ver crimes comandados de dentro do presídio e por isso os treinamentos continuarão. Houve sim uma breve insatisfação dos presos por conta da instalação e testes dos bloqueadores de telefone celular. No entanto, a ação foi controlada e estamos pronto para qualquer emergência”, afirma o secretário.
Superlotação - Outra ação neste ano é a ampliação de vagas nas unidades penais, para combater a superlotação no Estado. Na Capital, de acordo com o secretário, serão 1,6 mil vagas a mais na Gameleira. Já no interior serão três novos presídios construídos nos próximos três meses.
“Em Dourados serão 100 novas vagas, Corumbá mais 100 e o mesmo número em Rio Brilhante. Vão abranger vários municípios, incluindo Maracajú onde está ocorrendo a superlotação”, garante o secretário.
Megaoperação - Na sexta-feira (21), militares da Tropa de Choque e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) realizaram um pente fino e um treinamento no local, com um helicóptero que sobrevoou o Estabelecimento Penal.