ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Praça Ary Coelho tem testes de HIV, sífilis e hepatite gratuitos neste feriadão

Atendimento é rápido e não precisa levar documentos

Caroline Maldonado e Mariely Barros | 08/10/2021 10:55
Atendimento de testagem na Praça Ary Coelho nesta manhã. (Foto: Mariely Barros)
Atendimento de testagem na Praça Ary Coelho nesta manhã. (Foto: Mariely Barros)

A Prefeitura de Campo Grande oferece gratuitamente testes de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), na Praça Ary Coelho. A ação que começou hoje (8), permanece durante todo o feriadão, sempre das 8h às 16h.

O Programa Municipal de IST/Aids está realizando testes de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Sífilis e Hepatites B e C. Para fazer o teste, não é obrigatório levar documentos, mas quem tiver em mãos, pode apresentar RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O resultado sai entre 15 e 30 minutos, conforme o Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As ações são de testagem, aconselhamento, orientação e promoção a saúde.

A equipe estará no local até terça-feira (12). No dia 16, também haverá testagem na praça. A ação é alusiva ao Outubro Verde, mês de combate à sífilis congênita e adquirida. Na semana passada, outra ação de testagem foi feita com visitantes de presídio.

Segundo a gerente do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Fabiane Marques Dittmar, já foram realizados 40 testes até agora.

"Quando a pessoa chega, preenche rapidamente uma ficha, porque estamos fazendo um levantamento para traçar um perfil da população testada nesses dias. Podem vir pessoas de qualquer idade", detalha.

A equipe tem oito pessoas atendendo e não tem fila nesta manhã. A expectativa é fazer 150 testes no total. Em dias normais, a testagem ocorre nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Rua Anhanduí, 353, Vila Carvalho.

E em caso de exposição, como relação sexual desprotegida, violência sexual e acidentes laborais com fluídos, os testes podem ser realizados também nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em até 72h subsequentes a exposição.

Nos siga no Google Notícias