ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Praça dos Imigrantes ficará interditada por 3 meses durante reformas

Artesãos serão realocados para a Morada dos Baís e elogiam revitalização do local, sem reforma há 23 anos

Guilherme Correia e Idaicy Solano | 01/08/2023 11:02
Espaço dos quiosques na Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande, com obras já iniciadas (Foto: Paulo Francis)
Espaço dos quiosques na Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande, com obras já iniciadas (Foto: Paulo Francis)

Local icônico de Campo Grande, a Praça dos Imigrantes, no Centro, passará por reforma esperada por mais de duas décadas. As obras avaliadas em R$ 270 mil recebem elogios e entusiasmo dos artesãos locais, que serão realocados para a Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena, enquanto perdurar os trabalhos.

A titular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Maria Bethânia Gurgel, revelou que a revitalização terá duração de três meses. Durante esse período, a praça no coração da cidade será temporariamente fechada.

As mudanças previstas incluem a reforma do piso, a construção de novos banheiros e a revisão elétrica e hidráulica. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) será a responsável pela execução do projeto, que é a primeira reforma significativa dos últimos 23 anos.

"A prefeita entrega para Campo Grande esse grande ato, para revitalizar nossa praça e retomar os grandes eventos aqui em melhores condições", ressaltou a secretária.

Titular da Sectur ao lado da prefeita, Adriane Lopes (Foto: Paulo Francis)
Titular da Sectur ao lado da prefeita, Adriane Lopes (Foto: Paulo Francis)

Presidente da AAPI (Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes), Regiane Ribeiro Rosa expressou sua satisfação com a iniciativa. Segundo ela, o piso atual, feito de tijolos, estava severamente danificado, causando transtornos aos clientes, especialmente os idosos. “A nossa situação estava um pouco precária, principalmente quanto à luz. Tivemos, com a pandemia, furto de fios, que está frequente aí pela cidade”.

“Fora também a questão da adaptação, da acessibilidade. Agora vão ter banheiros aqui embaixo que, no projeto original, não tinha. A gente tinha uma copa que a gente fez por conta própria, mas agora terá uma oficialmente, constituída pelo projeto”.

Regiane também relembra a história do local, mencionando que há 23 anos, muitos artesãos acampavam na praça antes da construção dos quiosques. “Muitos artesãos que estão aqui até hoje, há 23 anos, acampavam aqui. Colocavam tendas, barracas e vendiam artesanato. E aí, então, surgiu o projeto para fazer os quiosques”.

Além de melhorar a estrutura física da praça, a reforma também tem como objetivo retomar o passado de glória da região, quando ela servia de palco para diversos eventos, celebrações e até casamentos. O local, atualmente, possui 53 comerciantes.

A Praça dos Imigrantes servia como estacionamento de carro de boi e também era usada para eventos festivos, como casamentos e desfiles, por volta de 1888.

Em 1912, recebeu a denominação de Costa Marques, em homenagem ao então governador do Estado, o primeiro a visitar o povoado, mas ficou conhecida mesmo como Praça dos Imigrantes. Em 2000, o espaço foi revitalizado e adaptado para sediar a Feira dos Artesãos, onde são montadas diversas barracas para venda de artesanato, comidas típicas e, ainda, sediar eventos culturais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Obras deverão interditar o espaço dos quiosques por três meses (Foto: Paulo Francis)
Obras deverão interditar o espaço dos quiosques por três meses (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias