Prefeitura estima prejuízo de R$ 20 milhões e vai a Brasília buscar verba
O prefeito Alcides Bernal (PP) disse hoje, durante evento na sede da Secretaria Municipal de Segurança, que os técnicos da prefeitura estimaram em R$ 20 milhões os gastos para executar os reparos nos danos provocados pela forte chuva do última sábado, 5, na Capital.
Na tarde do sábado choveu em menos de duas horas 49 milímetros em Campo Grande causando alagamento em diversas avenidas e ruas da cidade. No cruzamento das avenidas Ernesto Geisel e Rachid Neder, a água do Córrego Segredo chegou a ficar a um metro e meio acima, inundando toda a via. Em ruas do Bairro São Francisco parte do asfalto da Rua Dolor de Andrade soltou com a força da enxurrada. Na região do Parque das Nações Indígenas, a Avenida Via Parque também ficou submersa pela água do córregos Sóter e Prosa.
Na última segunda-feira, o prefeito se reuniu com técnicos da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) para analisar os estragos causados pela forte chuva. Após o levantamento inicial, ele decidiu decretar situação de emergência para poder agilizar a recuperação das vias e obter ajuda financeira do governo federal.
Bernal confirmou que o decreto de situação de emergência já foi elaborado e os levantamentos dos técnicos estão sendo concluídos. “Na próxima semana devo ir a Brasília em busca dos recursos e buscar a homologação do decreto”, afirmou o prefeito.