Prefeitura inaugura salas com computadores para facilitar acesso a cursos
Três polos já começaram a operar, cada um com capacidade para atender até 300 pessoas
A Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) lançou nesta quarta-feira (12) o Projeto Telecentro no Meu Bairro, para facilitar o acesso da população à capacitação de cursos.
São oferecidos espaços físicos equipados com computadores e acesso à internet para os alunos matriculados nos 79 cursos de capacitação oferecidos pela plataforma de ensino a distância Juventude na Rota.
Na visão da prefeita Adriane Lopes (PP), garantir a qualificação e oferecer acesso ao desenvolvimento social é primordial para a gestão.
“Garantir aos nossos jovens o acesso à tecnologia, ao desenvolvimento social, econômico, político e a qualificação para novas oportunidades, é primordial para nossa gestão. Oferecer cursos em plataformas digitais é um avanço, porém, não podemos nos esquecer daqueles que não têm um computador ou um celular com acesso à internet e, por isso, mais uma vez, decentralizamos e democratizamos o acesso aos serviços oferecidos, para que o maior número possível de pessoas possa ser beneficiado”, destacou.
Três polos já começaram a operar, cada um com capacidade para atender até 300 pessoas. As salas estão localizadas na Associação de Moradores do Bairro Coophavila II (Avenida Marinha, 725); na Associação de Moradores do Bairro Coophatrabalho (Avenida Florestal, 847); e na Associação de Moradores do Residencial Maria Aparecida Pedrossian.
Os horários de funcionamento são de acordo com o período de atendimento das Associações onde estão instalados.
Segundo a Sejuv, até o final do mês de agosto, serão dez polos em toda a cidade. Para atender os bairros que ainda não possuem pontos fixos, foram adquiridos 20 notebooks e unidades móveis serão montadas para que as capacitações também sejam oferecidas nessas comunidades, em parceria com associações de moradores, clubes de mães e similares.
Conforme explica o secretário da Sejuv, Maicon Nogueira, 80% dos cursos oferecidos podem ser feitos de forma remota, utilizando até o próprio celular. “O Telecentro no Meu Bairro é um projeto voltado à inclusão, um auxílio para quem não tem acesso às tecnologias, pensado para quem não tem um celular ou um computador com conexão à internet. Mas, aquele que quiser e puder fazer as atividades de casa, no horário que quiser, pode também”, explicou.
Juventude na Rota - Parceria firmada entre as secretarias municipais da Juventude e da Educação, e a Microcamp Educação Tecnológica, vão oferecer gratuitamente 79 cursos on-line para a população, através do programa.
A Microcamp vai ceder por 10 meses, vouchers de cursos on-line, que se fossem pagos, custariam R$ 1,9 milhão. Ao todo serão 10 mil vagas para capacitações EAD (Educação a Distância) numa plataforma com 1.600 horas/aula.
Para se inscrever no “Juventude na Rota”, o interessado deve procurar o polo mais próximo ou realizar cadastro presencialmente na Sejuv, localizada na Rua 25 de Dezembro, 924, no Jardim dos Estados. A secretaria fica no 3º andar do Edifício Marrakech, das 8h às 17h.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones (67) 3314-3577 ou (67) 99287-2008.
Receba a notícia no momento da publicação. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.