Prefeitura irá lançar licitação para nova parte Avenida Ernesto Geisel
Edital prevê contrato de R$ 19 milhões para realizar a segunda parte da revitalização do Rio Anhandui
O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, afirmou na manhã deste domingo (1º), durante posse da Câmara Municipal, que a Prefeitura irá lançar edital de conclusão das obras de revitalização do Rio Anhandui, localizado nas margens da Avenida Ernesto Geisel, logo após o Shopping Norte Sul Plaza.
"A gente vai licitar agora a margem esquerda da Ernesto Geisel. A expectativa é que até o meio do ano o contrato seja assinado no valor de R$ 19 milhões e a partir daí inicie o processo de conclusão e retomada da obra", explicou.
Até o momento, a Prefeitura havia iniciado a melhoria do lado direito, sentido centro-bairro da Avenida Ernesto Geisel. "A gente fez a margem direita e teve todo problema de paralisação por falta de recurso federal, pandemia, preços subiram e contrato acabou ficando impraticável. Fez rescisão, está em fase de relicitação", justificou.
A nova etapa será realizada a partir da rua da Abolição, próxima ao Shopping Norte Sul, no sentido bairro-centro. Vale lembrar que o projeto se arrasta há quase dez anos. Em 2018 a prefeitura recuperou os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fez a licitação.
A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso. Além das intervenções para recompor as margens do rio, com trechos em gabião e outras de placas de concreto, foram incluídos os projetos de urbanização; abertura de uma ciclovia paralela ao canal; bocas de lobo das ruas para captar a enxurrada que desce das ruas laterais e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, em uma extensão de 4 quilômetros.
Com a regularização o canal do rio será ampliado, no leito serão feitas barreiras de contenção (com gabião) para evitar erosão é o acúmulo de sedimentos que provoca o assoreamento e levam ao transbordamento nos dias de chuva mais intensa nas cabeceiras dos afluentes do Anhandui (Prosa e Segredo). A construção de gabião e colocação de placas de concreto, vai proteger as margens da erosão e consequente desmoronamento do barranco.