ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Presidentes de mesa começam a retirar urnas: "sistema seguro"

Movimentação foi intensa no Fórum Eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no Parque dos Poderes

Por Viviane Oliveira e Murilo Medeiros | 01/10/2024 10:42
Presidentes de mesa começam a retirar urnas: "sistema seguro"
Hilma Carla recebendo a urna (Foto: Murilo Medeiros)

Na manhã desta terça-feira (1º), os presidentes de mesa começaram a retirar os materiais que serão utilizados pelos mesários nas eleições do próximo domingo (6) em Campo Grande. A movimentação foi intensa no Fórum Eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no Parque dos Poderes. No total, serão utilizadas 2.278 urnas na Capital.

O material, que inclui a urna eletrônica, a relação dos eleitores, dos candidatos e da cabine de votação, é levado para a casa do presidente da mesa, onde fica guardado até o dia da eleição. A urna só passa a funcionar às 6h de domingo.

“Tem horário para iniciar e terminar, têm os códigos que precisam ser colocados para acessar”, explica Hilma Carla Resende, de 45 anos, funcionária pública aposentada, presidente de mesa no Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner, no Bairro Estrela do Sul.

Ela conta que é mesária desde quando votou pela primeira vez, aos 16 anos. “Exercer a cidadania e a democracia é importante. Eu poderia pedir dispensa, mas já me acostumei, não sei o que é ficar uma eleição sem trabalhar”, disse. Hilma pontua que o "sistema da urna eletrônica é seguro e testado”.

Presidentes de mesa começam a retirar urnas: "sistema seguro"
Servidora mostrando que a urna está funcionando para Rita, de blusa preta, presidente de mesa (Foto: Murilo Medeiros)

Mesária desde 2010, a técnica de enfermagem Rita Conceição, contou que nunca teve problema em dia de eleição e que as pessoas não precisam ter medo de serem mesárias. “Tem treinamento, tem todo o suporte. Quando você chega lá [no dia da votação], sempre tem alguém que sabe um pouco mais. Temos todo o suporte necessário”, destacou.

A chefe do Cartório da 36ª Zona Eleitoral, Edilva Escobar, explica que no momento em que é entregue o material, a urna é ligada e feita a demonstração, porém o equipamento só funciona a partir do dia 6, às 6h. “Passamos de forma geral todas as orientações que eles têm que seguir. Aqui está sendo entregue tanto da 36ª quanto da 8ª zona. Têm outras zonas entregando também, em outras regiões da cidade”.

Segundo Edilva, ser mesário é uma forma da pessoa saber como é feito o processo eleitoral, para ela mesma verificar que o sistema é seguro. “Se 200 pessoas votaram naquela determinada urna, ao final serão impressos os 200 comprovantes. Sem a participação dos mesários, nós não conseguiríamos fazer as eleições. As pessoas estranham o mesário ficar com a urna em casa, mas o equipamento tem um dispositivo que só funciona no dia de eleição", afirmou. A votação começa às 7h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias