Primeiros da fila, idosos correm atrás de vacina para escapar da "gripe forte"
Vacinação contra influenza está disponível a partir de hoje (27) em postos de saúde da Capital e interior

A campanha nacional de vacinação contra o influenza, vírus que causa a gripe, começou nesta quinta-feira (27). A reportagem acompanhou a busca por vacina na USF (Unidade de Saúde da Família) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco da Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em Campo Grande, com idosos liderando a busca por imunização na USF 26 de Agosto. Rosalina Espindola, 66, e Lenir Pinto Pereira, 75, foram algumas das primeiras a garantir a vacina, destacando a importância de se proteger contra síndromes respiratórias graves. A unidade disponibiliza 400 doses, com prioridade para idosos acima de 80 anos e autistas. No total, 25,3 mil doses foram distribuídas na cidade. A vacinação abrange 19 grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.
Entre as 7h e 7h30, já tinham sido distribuídas 21 senhas. Os primeiros da fila eram idosos. Eles fazem parte dos grupos que têm prioridade para serem vacinados nas primeiras semanas da campanha.
Uma das primeiras a chegar foi Rosalina Espindola, 66. Ela cuida de um idoso de 91 anos e precisou acordar bem cedo para ficar no começo da fila.

"Cheguei aqui 6h e peguei a senha número quatro. Aproveitei para vir antes do trabalho. Todos os anos eu faço isso. A vacina é boa para nós idosos não ficarmos doentes. Se eu me cuido, eu não vou passar a gripe para quem eu cuido", falou.
Já a aposentada Lenir Pinto Pereira, 75, é vizinha da USF e chegou às 7h15. Ela mora na rua de trás e veio correndo se prevenir de síndromes respiratórias graves que o influenza pode causar.
"Todos os anos venho vacinar e fico muito bem, estou ótima. Não tenho gripe forte no ano", conta.
A professora universitária aposentada Terezinha Brás, 74, está com as malas prontas para viajar até o outro lado do mundo. Ela chegou às 7h10 para garantir a imunização antes de sair do Brasil.
"Se eu venho e a unidade pública não tem, eu pago para tomar a vacina. Viajo muito, então eu tenho que vacinar. Semana que vem vou para o Japão! Sou doutora em educação, tenho esse compromisso com a sociedade e comigo. Caso a gripe venha, ela vem mais amena. A gente passa o ano todo sem nada mais sério", afirmou.
Número de doses - A USF 26 de Agosto tem 400 doses disponíveis. Pessoas com mais de 80 anos e autistas têm prioridade na vacinação.
Foram distribuídas 25,3 mil doses entre as unidades de saúde de Campo Grande neste primeiro momento.
Veja quais são os grupos prioritários:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.