Procissão de Santo Antônio reúne 600 pessoas entre veteranos e novatos
Bebê de 10 meses foi uma das que participaram pela 1ª vez da procissão nesta quinta-feira (13)
Aos gritos de ‘Glorioso Santo Antônio’ foi dado início na noite desta quinta-feira (13) a procissão do santo padroeiro de Campo Grande. O ato reuniu cerca de 600 pessoas entre veteranos e novatos que pela primeira vez participaram da procissão.
Com a saída da Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, às 18h16, fieis seguiram da Rua Lydia Bais em direção a Rua 7 de setembro onde foi feita uma reza a ave maria. Em seguida, o grupo deu sequência a caminhada com velas nas mãos ao som de canções e saudações de ‘Viva Santo Antônio’.
Entre os fieis estava Helena Ferreira de Sá, de 70 anos, que é devota do padroeiro do município. Anualmente, a pedagoga conta que participa do ato com muita devoção. “Desde que eu nasci sou devota de Santo Antônio e todos os anos eu venho. Ano passado foi uma chuva danada e eu estava aqui”, fala.
A pedagoga esteve presente em tantas procissões que já nem sabe o número exato. Apesar da fama de santo casamenteiro, Helena garante que é devota dele por outras razões. “Santo Antônio é meu santo protetor. Quando eu estou perdida, me apelo para Santo Antônio e ele já me coloca na direita de novo”, afirma.
A procissão saiu da Rua 7 de Setembro e seguiu pela Rua 14 de Julho onde Jucelina Cardoso, de 65 anos, era uma das primeiras a liderar a fila. Hoje, ela saiu do Bairro Moreninhas para participar da missa no Perpétuo Socorro e depois seguiu à igreja na Rua 15 de Novembro.
Sobre a procissão, Jucelina comenta que achou todos os detalhes caprichados. “É lindo demais, é muito bom, eu gosto de acompanhar. Sou devota dele de todos os santos”, afirma.
Nesse clima de alegria, a procissão saiu da Rua 14 de julho para chegar na Avenida Afonso Pena. Próximo à estátua do santo, o padre Wagner coordenava a procissão. Neste ano, ela relata que cerca de 600 fieis participaram do cortejo religioso. A aderência do público, segundo ele, é algo positivo. "É um ato bonito, é um ato de fé das pessoas e ficamos felizes. Eu acho que tem umas 600 pessoas caminhando e lá na praça nós vamos ver que já tem um público esperado”, declara.
Idosos, adultos, jovens e crianças se misturavam na procissão que foi acompanhada pela Guarda Municipal. Enquanto alguns seguiam sozinhos, outros estavam em grupos de amigos e familiares, como Maria Eduarda Aguilera, de 20 anos.
Na companhia do namorado, a mãe e a filha Sofie, a jovem fala que a procissão ganhou significado a mais. “Pra mim é um sentimento bem grande, porque eu sou da comunidade, fiz acampamento, então estar com a minha filha agora e a minha família é uma sensação incrível demais”, ressalta.
A procissão deste dia 13 de junho de 2024 é a primeira de Sofie que irá completar 11 meses de vida. A pequena, assim como vários outros fieis, acompanharam a chegada da estátua de Santo Antônio na Praça do Rádio onde está sendo realizado o arraial. O 22º Arraial de Santo Antônio segue até domingo com entrada gratuita.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: