ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Procon multa academia da Capital por propaganda considerada gordofóbica

Rafael Ribeiro | 17/07/2017 12:03
Propaganda instalada por academia em rotatória foi denunciada por populares ao Procon (Fotos: Marcos Ermínio)
Propaganda instalada por academia em rotatória foi denunciada por populares ao Procon (Fotos: Marcos Ermínio)

O Procon de Mato Grosso do Sul autuou uma academia de ginástica no bairro Monte Castelo (zona norte de Campo Grande) por conta de uma propaganda considerada preconceituosa contra obesos, exposta em uma praça em frente ao comércio.

Com os dizeres “Cansado de ser feio e gordo? Seja só feio!” como slogan, o empresário Joni Guimarães, 35 anos, conseguiu com que sua Eficient Personal Trainer recebesse diversas denúncias e reclamações através do site do Procon.

“O anúncio é considerado publicidade discriminatória e afronta as normas consumeristas”, destacou o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, citando que o Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade discriminatória de qualquer natureza.

Seguindo a norma, o Procon agora espera pela justificativa do empresário para decidir o valor de multa a ser ou não aplicada ou, se for o caso, outras sanções. 

“O Procon está certo de apurar as denúncias que chegam, mas eu vou lutar. A placa não é discriminatória. Como eu vou não gostar de gordinho? Meu trabalho depende deles. Foi uma brincadeira que já fizeram em outros locais. Existe muito mimimi (sic)”, disse Guimarães.


Segundo o empresário, que está há 11 anos no negócio de academia e no local, a placa foi colocada há seis meses atrás e desde então a procura de obesos pelo local aumentou.


“Eu vivo de obesidade, como vou ofender gordo se são meus clientes. Depois da placa recebo muitas ligações, gente brincando, dizendo que queria ficar só feio (risos). Já recebi muita foto de gordinho com a placa, artista, gente conhecida. Tenho certeza que uma placa dessas não prejudica ninguém”, disse o empresário.


Segundo o acusado, que agora terá um prazo para formular sua defesa e assim ver se pagará ou não a multa, a placa continuará fixada onde está hoje.


“Não vou tirar. Sou o zelador da praça, da rotatória, eu que faço a manutenção. Tenho direito de exibir minha publicidade”, concluiu Guimarães.

Joni Guimarães, dentro de sua academia: "meu negócio depende dos gordinhos, não sou preconceituoso"
Joni Guimarães, dentro de sua academia: "meu negócio depende dos gordinhos, não sou preconceituoso"
Nos siga no Google Notícias