ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros

Para moradores e empresários, R$ 32 milhões em recapeamentos estão sendo "bem aproveitados"

Caroline Maldonado e Bruna Marques | 01/02/2022 11:22
Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Trecho recapeado na Rua Antônio Pinto de Barros, no Bairro Tiradentes. (Foto: Henrique Kawaminami)

Cansados de ver tapa-buraco, moradores e comerciantes de diversas regiões da Capital já comemoram o recapeamento. Para quem mora nas vias que recebem as obras, a sensação é de que o recurso da cidade está sendo bem utilizado, pois o recapeamento dá "cara nova" aos bairros, além de acabar com prejuízos que antes eram causados pelos buracos.

Ao todo, a prefeitura está investindo R$ 32,2 milhões em 29,3 quilômetros de obras em sete regiões. Comerciantes já sentem aumento no fluxo de clientes atraídos pela facilidade de acesso.

Proprietário de uma loja de roupas na Rua Barra Mansa há 15 anos, o empresário José Carlos da Silva, de 38 anos, conta que o recapeamento de todo o trecho entre a Avenida Manoel da Costa Lima e Rua Urubupungá, mudou a imagem do bairro e do comércio.

Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Rua Barra Mansa recapeada no Bairro Guanandi. (Foto: Bruna Marques)

"Moro aqui há 15 anos e nunca antes teve recapeamento. Foi a primeira vez. Antes, só tapavam buracos e com a chuva abria tudo. O acesso melhorou e, com isso, aumentaram os clientes, deu outra visibilidade para o comércio e para o bairro", disse.

Motocicletas davam problemas e precisavam de manutenção a cada dois meses, na distribuidora de gás do empresário José Cassiano Leite Neto, de 57 anos. "Passamos a ter menos prejuízos com as motos após o recapeamento", conta.

Alguns trechos já estão concluídos, muitos em obras e outros ainda vão receber as equipes de trabalho. A melhoria será boa para todos os moradores e comerciantes, mas o aposentado Valflores Vieira Salomão, de 72 anos, já pensa em como a Rua Professor Xandinho vai ficar excelente para quem passa pedalando, que é o caso dele. Morador do Jardim São Lourenço há mais de 40 anos, ele comemora a obra.

Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Aposentado Valflores Vieira Salomão, morador da Rua Professor Xandinho. (Foto: Henrique Kawaminami)

Tem lugar que a gente passa que parece pista de corrida de tão bom que está. Marquinhos está fazendo um trabalho muito bom, está aproveitando bem o dinheiro da prefeitura. Vai ficar melhor para andar de bicicleta”, comentou Valflores, fazendo referência aos trabalhos do prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD).

Há 40 anos no bairro, a aposentada Dalva Guimarães, de 72 anos, já pensa em como o recapeamento vai desencadear mais melhorias. Ela mora na Rua Cardoso de Almeida, esquina com Professor Xandinho.

Por ali, as obras estão no começo. “Obra é sempre bem-vinda, porque o trânsito fica bem melhor. Provavelmente, agora vão colocar faixa de pedestre, que está precisando, e tomara que coloquem um quebra-molas também. Eles sempre estão remendando, mas agora, vai ficar melhor, porque só ficar tampado buraco era horrível”, diz a moradora.

No Bairro Tiradentes, trecho da Rua Antônio Pinto de Barros já está completamente recapeado. Na esquina com a Rua Marquês de Pombal, o aposentado José Barbosa, de 75 anos, já faz os cálculos de quanto tempo a obra deve ter de vida útil e prevê impactos positivos no comércio da região.

Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Aposentado José Barbosa, de 75 anos, em trecho da Rua Antônio Pinto de Barros. (Foto: Henrique Kawaminami)

Vejo que o trabalho foi bem feito e vai ser bom para todos. Isso é uma coisa que a gente vê que está perfeito. Isso aqui vai para mais de 5 anos sem precisar arrumar, a partir de agora. Sem dúvida, ficou excelente a obra, mas agora,o certo é fazer isso na Marquês de Pombal também”, opina José Barbosa, que está há 27 anos no bairro.

Obras - Segundo levantamento da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos), em 2021, a prefeitura executou 50 km de recapeamento, concluindo 200 km nos últimos 5 anos.

Na região do Anhanduizinho, já foi recapeada a Rua Barra Mansa, no Bairro Guanandi, e ainda receberão obras a Rua Bom Sucesso e a Avenida Salgado Filho.

Na região Bandeira, já foram recapeados trechos das ruas Manoel de Oliveira Gomes, a Arlencaliense Alves, Orlando Daros, Estrela do Sul, Nicomédes Vieira Rezende, Dona Ziza. O recapeamento está chegando em partes da avenidas Três Barras, Rouxinol, Eduardo Elias Zahran, José Nogueira Vieira e Marquês de Pombal, além das ruas Itajaí e Vitor Meireles.

Trecho da Rua Argemiro Fialho, na região Lagoa, já recebeu recapeamento. Também estão no planejamento da prefeitura trechos das ruas Fátima do Sul e Península, Avenida Tiradentes, Joaquim Dornelas e Melvin Jones.

No Centro, está previsto ainda recapeamento na Avenida Joaquim Dornelas, entre a Avenida Salgado Filho e a Avenida Afonso Pena.

A Rua Presidente Dutra, na região Segredo, também está no cronograma de obras. Na região Prosa, serão recuperados trechos das ruas Oliva Enciso, Itaum, Euclides da Cunha e Manoel Inácio de Souza. A Avenida Presidente Vargas, entre a Avenida Júlio de Castilho e Avenida Duque de Caxias, receberá as obras na região do Imbirussu.

Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Trecho em obras de recapeamento na Rua Professor Xandinho, no Bairro Jardim São Lourenço. (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias