ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Reforma do Parque dos Poderes preserva meio ambiente e resgata história de MS

No total, 110 mil m² de ruas serão recapeadas e 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida serão implantadas

Gabriel Neris | 04/12/2020 07:28
Vista de cima de parte que abriga as secretarias no Parque dos Poderes (Foto: Segov)
Vista de cima de parte que abriga as secretarias no Parque dos Poderes (Foto: Segov)

Construído pelo ex-governador Pedro Pedrossian (1980/1983 e 1991/1995), o Parque dos Poderes foi planejado para facilitar o acesso da população aos serviços públicos em um só local, concentrando as sedes administrativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A primeira parte do parque foi entregue no início da década de 1980, com a concentração dos oito blocos que atualmente abrigam as secretarias estaduais. No fim da mesma década foram construídos os prédios do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Agora o governo do Estado anunciou uma completa revitalização do local, com o objetivo de modernizar o acesso da população e dos servidores. O projeto também prevê melhorar a estrutura dos frequentadores que utilizam o parque para prática esportiva.

Prédios em construção no início da década de 1980 (Foto: Segov)
Prédios em construção no início da década de 1980 (Foto: Segov)

De acordo com Plano Diretor do Parque dos Poderes, a reserva florestal ecológica possui 285 hectares. A reforma abriga nascentes de córregos, apresenta extensa área de vegetação nativa, com espécies preservadas da fauna e da flora.

O primeiro setor da região foi definido como Parque Ecológico. O setor dois foi destinado as secretarias do Executivo, Centro de Convenções e Palácio do Governo, que seria instalado na outra extremidade do Rubens Gil de Camillo, mas segue intacto até hoje.

O setor três foi reservado para as autarquias, empresas, tribunais de Justiça e de Contas, Assembleia Legislativa, creche e Prefeitura do Parque. Por fim, o setor quatro foi destinado as repartições federais, Academia de Polícia, Tribunal Regional Eleitoral e obras necessárias para atendimento médico, depósitos, bancos, laboratórios, garagens, oficinas, postos dos bombeiros e polícia.

A revitalização do Parque dos Poderes inclui recapeamento de 110 mil m² de ruas, implantação de quatro quilômetros de pista de caminhada e corrida, 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central, acessibilidade, paisagismo, 70 bancos de descanso, três estações de ginástica, reforma dos estacionamentos e instalação de 41 abrigos nos pontos de ônibus e de lixeiras, e construção de um Centro de Apoio ao Usuário com banheiros masculinos, femininos e adaptado para pessoas com deficiência.

Nos siga no Google Notícias