Santa Casa vai ao TCE para intermediar agilidade na liberação de repasses
Direção diz que repasses tardios forçam atraso nos salários e pagamento de fornecedores
O TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) fez ontem uma reunião para intermediar as tratativas entre a Santa Casa e a Prefeitura de Campo Grande sobre os repasses de recursos referentes a atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A direção do hospital já havia visitado o presidente da Corte fiscal, Jerson Domingos e pedido apoio para debater o tema.
O hospital aponta que a liberação de valores ocorre com atraso, o que prejudica o funcionamento, com o pagamento de funcionários e fornecedores fora do prazo. Além de Domingos e o também conselheiro Márcio Monteiro, estavam na reunião a diretora da Santa Casa, Alir Terra Lima, a secretária da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Márcia Helena Hokama, e a Secretária Adjunta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana leite de Melo.
O pedido do hospital é para a liberação de valores logo no início do mês para a quitação de compromissos. O Município é o responsável pelos repasses, embora a Santa Casa receba recursos das três esfer5as- Estado, Município e União, diante da gestão tripartite. “Nós dependemos do repasse de recursos do governo federal, estadual e municipal. No que se refere ao recurso federal não há o que ser feito, visto que, assim que depositado ele chega aos cofres da prefeitura já que somos gestores desses contratos”, explicou Márcia Hokama.
Conforme ela, o presidente do TCE assumiu a tarefa de tratar do tema com o Governo Estadual para a antecipação de repasses ao Município e a liberação ao hospital logo no começo de cada mês.
Essa semana, o hospital publicou seu balanço fiscal e contábil, demonstrando que a instituição se encontra em uma complicada situação financeira, com elevado endividamento, com seis empréstimos feitos em cerca de dois anos, e milhões de reais destinados somente para o pagamento de juros e multas. A Santa Casa é o maior hospital de Mato Grosso do Sul.