Secretaria abre edição extra do Vale Universidade estadual
O governo estadual vai abrir uma edição extra do vale universidade para beneficiar novos alunos no segundo semestre do ano. Segundo a Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), a partir de agora haverá duas seleções por ano para o benefício.
A quantidade de bolsas não foi informada. Segundo a assessoria da pasta, o número deve ser anunciado nesta terça-feira (18) durante o 1° Encontro Estadual dos Acadêmicos Beneficiários dos Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, que reúne os acadêmicos da Capital e interior, que recebem o benefício social.
O processo seletivo de inverno será aberto no dia 3 de julho. A lista de pré-habilitados será divulgada no dia 5 de agosto. Os estudantes terão até o dia 13 de agosto para encaminhar a documentação. A primeira mensalidade já será paga nesse mês.
Pelo Vale Universidade, o estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos, que também devem fazer estágio em instituições públicas e ONGS durante a faculdade.
O programa também atende acadêmicos de universidades públicas com repasse de valor para despesas do estudante. O valor é calculado pela média da mensalidade do curso em outras universidades.
Para se candidatar, o estudante deve estar matriculado em instituição de ensino que tenha convênio com o programa, além de ter renda individual máxima de R$ 1.448 enquanto e familiar inferior a R$ 2.896.