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Capital

Secretaria diz que 2,5 mil alunos estão adaptados aos novos professores

Pais e responsáveis protestaram contra a substituição de profissionais durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande

Gabriel Neris | 10/12/2019 14:44
Pais com cartazes no plenário da Câmara contra a substituição de professores (Foto: Fernanda Palheta)
Pais com cartazes no plenário da Câmara contra a substituição de professores (Foto: Fernanda Palheta)

Pais e responsáveis por crianças autistas foram a Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (10) protestar pela mudança de professores classificados como APE (Auxiliares Pedagógicos Especializados) por AEI (Assistentes Educacionais Inclusivos), que vem ocorrendo desde junho. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) defende que atende 2.547 alunos com deficiência e estes já estão adaptados aos novos assistentes educacionais.

“Para realizar esse atendimento de forma eficiente e inclusiva, é disponibilizado um serviço de atendimento educacional especializado no contra turno das aulas, disponibilizado em 66 salas de recursos multifuncionais, onde atua o professor especializado”, diz trecho da nota publicada pela pasta.

A secretaria explica que para auxiliar o professor no espaço escolar são disponibilizados o AEI (Assistente Educacional Inclusivo), intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e assistente de inclusão escolar.

Aponta ainda que os AEIs foram admitidos através de processo seletivo e que os “requisitos são nível médio com formação específica em Magistério ou Normal Médio, com carga horária de 40h, sendo que os critérios de pontuação constantes na prova de títulos eram graduação e pós-graduação e os candidatos com esses requisitos obtiveram maior pontuação”.

“Salientamos que os alunos já se encontram adaptados aos novos apoios, assistentes educacionais inclusivos, que, com frequência passam por capacitações específicas, palestras, cursos e formações continuadas que visam o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial”, diz a nota da Semed.

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