ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sem dar nota, Semed continuará a avaliar aluno só pelo rendimento em casa

Medida não isenta a correção dos cadernos de atividades nem prestação de informações aos pais

Clayton Neves | 22/04/2021 13:12
Sala da TV Reme, plataforma criada para aulas remotas em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Sala da TV Reme, plataforma criada para aulas remotas em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) vai avaliar o rendimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, sem atribuir nota de 0 a 10, como normalmente ocorre. Desde o ano passado, as turmas estão em aulas remotas em razão da pandemia da covid-19. A resolução foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (22).

Segundo o texto, a avaliação vai analisar a qualidade do ensino e o processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, levará em conta “a participação e o desenvolvimento do aluno, por meio de diversos instrumentos avaliativos, sem a atribuição de notas”.

A medida não isenta a correção dos cadernos de atividades nem a prestação de informações aos responsáveis sobre o desempenho nas atividades propostas.

O mesmo sistema usado em 2020, quando todos os alunos acabaram, aprovados no sistema de progressão continuada. Porém, ainda não está definido se o mesmo esquema de aprovação será adotado em 2021.

Além das escolas regulares, a resolução também será válida para cursos técnicos oferecidos na Escola Agrícola.

A Secretaria explica que a ideia é analisar o percurso da aprendizagem do aluno e o processo de ensino do professor dia a dia. "Há uma análise qualitativa de como o aluno está aprendendo (ou se não está aprendendo) e de que forma o professor pode alterar o processo de ensino, para que o aluno aprenda o conteúdo proposto.

"Caso haja o retorno presencial híbrido das aulas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino/REME - com atividades presenciais e remotas -, a partir do segundo semestre de 2021, será necessário retomar a avaliação por meio de notas, pois então o aluno estará presente na escola", iniforma da Secretaria de Educação de Campo Grande.

Na rede municipal de ensino, o ano letivo de 2021 começou no dia 8 de fevereiro, de forma remota, prevendo, até julho, atendimento à distância aos estudantes por meio de plataformas tecnológicas, internet, televisão, rádio e cadernos de atividades impressos.

As aulas estarão disponíveis, por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares, entre os quais são citados aplicativos de conversa com vídeos e áudios.

Nos siga no Google Notícias