Sem ter onde estacionar, ônibus para no meio de avenida e causa acidente
Colisão entre moto e ônibus bloqueou o trânsito na Avenida Manoel da Costa Lima
Colisão entre um ônibus e uma motocicleta Honda Biz bloqueou o trânsito na tarde deste sábado (30) na Avenida Manoel da Costa Lima, em frente à Praça Fernão Dias Magalhães, na Vila Ipiranga. O acidente ocorreu quando o motorista do ônibus precisou parar no meio da via devido à presença de veículos estacionados na faixa de embarque e desembarque exclusiva para passageiros do transporte coletivo.
Segundo o mecânico Márcio Tavares, que testemunhou a colisão, o ônibus da linha 070 seguia pela avenida no sentido bairro-centro quando uma pessoa solicitou a parada na praça. No entanto, devido à presença de muitos veículos estacionados, inclusive na faixa de parada de ônibus, o motorista precisou parar na faixa do meio da via.
A motocicleta Honda Biz, que seguia atrás do ônibus, não conseguiu frear a tempo e colidiu com a traseira do veículo. Duas jovens estavam na moto no momento do acidente, e devido ao impacto, a carenagem frontal da motocicleta ficou danificada.
A condutora, de 19 anos, sofreu leves escoriações na perna direita e relatou sentir dores no braço direito. Já a passageira, de 17 anos, não sofreu ferimentos, e foi responsável por acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O motorista do ônibus, de 30 anos, confirmou a presença de muitos carros estacionados próximos ao ponto de parada, o que dificultou sua manobra. Ele foi responsável por prestar os primeiros socorros à motociclista, que será encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas.
Familiares da vítima e representantes do Consórcio Guaicurus já estão presentes. A Polícia Militar e o Samu também foram acionados e compareceram ao local.
O trânsito continua bloqueado na região enquanto as autoridades trabalham no local. Em consequência do bloqueio, a reportagem flagrou motoristas tentando atravessar pelo canteiro central, e nem mesmo a presença da Polícia Militar não intimidou o ato irregular.
Problema frequente - Segundo o estudante e morador da região, Edilson Rodrigues, de 25 anos, é comum os motoristas de ônibus terem que parar no meio da via, devido à ocupação da faixa de embarque e desembarque por carros, próxima ao ponto.
"Por causa da feira de sábado, fica uma confusão aqui. O ônibus para literalmente no meio da rua para o embarque e desembarque de passageiros", explica Edilson, que frequentemente usa o transporte coletivo.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é proibido parar o veículo 10 m à frente ou 10 m atrás da sinalização. Quem desrespeitar a regra pode ser punido com a perda de quatro pontos na CNH e multa de R$ 130.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.