Sem UTI pediátrica em hospitais, bebê aguarda vaga desde a madrugada
Um bebê de dois meses aguardou desde às 3h desta segunda-feira (20) vaga em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em algum hospital público de Campo Grande. Ele está com pneumonia grave e, somente por volta das 21h, foi encaminhado à ala vermelha da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino, onde foi entubado e será levado para a Santa Casa.
De acordo com a mãe da criança, Thays Delmontes, de 21 anos, ela levou o bebê para consulta há duas semanas, e o médico afirmou que o menino, chamado Benjamin, estava com rinite alérgica, prescrevendo para ele apenas um anti-alérgico.
Porém, a situação se agravou. "Ele passou a se debater, puxar o ar muito forte, chorando a noite inteira. Estava com 39°C de febre. Como precisa de encaminhado para ir à Santa Casa, trouxe ele no posto. A médica tentou vaga na Santa Casa, mas não tinha leito, então ele ficou aqui na ala amarela", explica a mãe.
Além dele Benjamin, o irmão gêmeo dele, Bernardo, também apresentou sintomas semelhantes. Mesmo assim, os médicos de plantão durante o dia afirmaram que não poderiam examinar o garoto, já que ele não tinha passado por triagem - a mãe acompanhava Benjamin internado e estava com Bernardo no colo.
"Só agora à noite que a médica internou o Bernardo na ala amarela e ele passou a tomar oxigênio e fazer inalação. A médica também já está os tratando com medicamento para H1N1, pois não descarta que possa ser isso", afirma Thays, que também comentou que, no momento, o posto está superlotado.