Seminário discute impacto do racismo estrutural na saúde da mulher negra
Evento gratuito acontecerá na Câmara Municipal com a presença de médicos e especialistas

Nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Campo Grande sediará o seminário "O impacto do racismo estrutural na saúde da mulher negra e quilombola". O objetivo principal do seminário é fomentar uma discussão abrangente sobre as implicações do racismo estrutural na saúde das mulheres negras e quilombolas.
O evento, proposto pela vereadora Luiza Ribeiro (PT) em parceria com a deputada estadual Gleice Jane (PT), a deputada federal Camila Jara (PT) e a Coletiva Sempre Vivas, acontecerá no Plenário Oliva Enciso, a partir das 14h. O seminário é aberto ao público geral.
Por meio de uma abordagem interdisciplinar, especialistas e profissionais de diversas áreas vão se reunir para explorar os desafios enfrentados por essas comunidades e buscar soluções para promover a equidade e igualdade na saúde.
Durante o evento, serão abordados diversos tópicos relevantes, incluindo disparidades de saúde, obstáculos no acesso aos cuidados médicos, saúde mental, saúde materno-infantil e os efeitos do racismo na qualidade de vida das mulheres negras e quilombolas.
O seminário também proporcionará um espaço para o compartilhamento de experiências e histórias pessoais, dando voz às mulheres negras e quilombolas que enfrentam diariamente os impactos do racismo em sua saúde.
"Teremos um encontro repleto de simbolismos e que precisa revelar a efetiva situação do tratamento da mulher negra e quilombola na rede de saúde pública em vários aspectos, tanto físicos como mentais e outros aspectos da saúde da mulher", explica Luiza.

Este seminário marca o segundo encontro do ciclo de discussões sobre a saúde das mulheres sul-mato-grossenses, organizado pelos mandatos das parlamentares. O primeiro evento ocorreu em maio, na Assembleia Legislativa.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.