Sesau tem casos de covid em 2 postos e testa servidores
Unidades não tiveram atendimento suspenso, diz Sesau, pois descontaminação é rotina
Além da UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no Bairro Buriti, em Campo Grande, a unidade de saúde que fica no Lar do Trabalhador também teve caso de covid-19 em funcionário confirmado. A UBS do conjunto Aero Rancho, o maior de Campo Grande, também tem confirmação de caso, segundo apurou o Campo Grande News.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou um diagnóstico positivo na UBS "Dr Ivan Hildebrand da Costa", no Buriti, e um registro na unidade "Dr Nicolau Frageli", do Lar do Trabalhador. Em relação ao Aero Rancho, a informação é de que não há contágio confirmado.
Segundo informado, haverá testagem em todos os servidores da UBS Aero Rancho, como parte do trabalho que está sendo feito de monitorar a evolução do novo coronavírus entre os funcionários da área da saúde.
Queixas - De manhã, o Campo Grande News recebeu reclamações sobre a unidade do Buriti e constatou que quem procurava o lugar estava sendo direcionado a outros estabelecimentos da rede pública municipal.
Em relação ao posto do Lar do Trabalhador, também foi recebida queixa, mas sobre a continuidade do atendimento, apesar da confirmação de que um enfermeiro teve o diagnóstico de covid-19 confirmado, na segunda-feira (15).
Procurada, a Sesau informou que três servidores foram testados e um deles teve o resultado positivo. "Mesmo assintomático, ele foi afastado por precaução", informa nota enviada à reportagem. A unidade não teve o atendimento suspenso para descontaminação, visto que a desinfecção de todas as superfícies é feita diariamente seguindo um protocolo já pré-estabelecido.
Quanto à unidade do Lar do Trabalhador, três servidores foram testados, sendo que um deles teve o resultado positivo. "Mesmo assintomático, ele foi afastado por precaução. A unidade não teve o atendimento suspenso para descontaminação, visto que a desinfecção de todas as superfícies é feita diariamente seguindo um protocolo já pré-estabelecido".
Informação semelhante havia sido fornecida pela manhã sobre o Buriti.
No Aero Rancho, embora tenha chegado à reportagem a informação de que há um caso confirmado e um sob suspeita entre servidores, a secretaria disse que não há suspeita ou caso confirmado. " A Sesau está testando todos os seus servidores de acordo com um cronograma pré estabelecido e seguindo a preconização do Ministério da Saúde, e os servidores da unidade serão testados amanhã", informou.
A UBS fica próxima do CRS (Centro Regional de Saúde) do Aero Rancho, que tem alto fluxo de pessoas por ser 24 horas.