ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sesau vai chamar voluntários para ajudar em mutirão psiquiátrico na Capital

Ele será realizado em 15 de março para atender crianças e adolescentes que aguardam primeira consulta

Por Cassia Modena | 14/02/2025 16:18
Sesau vai chamar voluntários para ajudar em mutirão psiquiátrico na Capital
Fachada do CAPS infanto-juvenil, onde mutirão será realizado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está chamando servidores e estudantes de cursos da saúde para dar apoio voluntário ao mutirão de consultas psiquiátricas para crianças e adolescentes de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande está convocando voluntários para auxiliar em um mutirão de consultas psiquiátricas para crianças e adolescentes, que acontecerá no dia 15 de março no CAPS III Infanto-juvenil. A ação, que visa atender mais de mil jovens pacientes, contará com 20 médicos e 20 psicólogos, priorizando pessoas que aguardam primeira consulta no Sistema de Regulação (Sisreg). O mutirão faz parte de um plano mais amplo que também atenderá 4 mil adultos a partir do dia 17 em outros CAPS da capital. A iniciativa responde a uma ação judicial do Ministério Público Estadual, que exigiu solução para a fila de espera que, em janeiro, contabilizava 5.169 pessoas aguardando primeira consulta psiquiátrica na rede pública.

A ação vai ocorrer entre às 7h e 19h do dia 15 de março no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) III Infanto-juvenil Afrodite Doris Contis, localizado na Rua São Paulo, 1979, Bairro Monte Castelo.

A estimativa da Sesau é que mais de 1 mil crianças e adolescentes sejam atendidos na data por 20 médicos e 20 psicólogos. O mutirão irá priorizar pacientes que aguardam a primeira consulta e já estão na fila do Sisreg (Sistema de Regulação) de Campo Grande.

Sesau vai chamar voluntários para ajudar em mutirão psiquiátrico na Capital
Consultório de Caps em Campo Grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A pasta não estipulou o limite de voluntários que serão aceitos. Interessados podem se inscrever neste formulário ou enviando mensagem para o WhatsApp (67) 98126-0772.

Os auxiliares vão realizar atividades como organização, atendimento, orientação e até recreação. Terão direito a um certificado de 12 horas de participação.

Mais de 4 mil adultos também serão atendidos por psiquiatras, mas em outro mutirão, que começará a ser realizado na próxima segunda-feira (17) em diversos Caps da Capital.

Confirmação - As equipes do Sisreg estão ligando para agendar pacientes que aguardam consultas de psiquiatria, tanto adultos quanto crianças e adolescentes cadastrados na fila de regulação.

O número utilizado para realizar os agendamentos é (67) 3314-4516. Ele não está habilitado para receber chamadas. Portanto, o paciente tem que esperar receber a ligação para obter orientações.

A Sesau pede que todos os pacientes que aguardam consultas atendam as ligações e atualizem seus dados cadastrais.

Ação judicial pressionou - O mutirão da Sesau atende a uma ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual que cobra um plano de ação para atender demanda reprimida por consulta com psiquiatra na rede pública de Campo Grande, em 100 dias, no máximo.

Dados da própria pasta, informados em 21 de janeiro, contabilizavam 5.169 pessoas aguardando a primeira consulta no Sisreg.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias