Setor de radioterapia do HU deve ser reativado ainda neste semestre
Fechado desde 2012, o setor de oncologia do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap) voltará a funcionar em breve.
Para que o serviço volte a funcionar, a Comissão Nacional de Energia Nuclear irá realizar visita técnica, ainda este mês, para avaliação. A Vigilância Sanitária emitirá autorização após o parecer do CNEN. O Humap protocolou pedido de autorização junto ao órgão fiscalizador no dia 27 de novembro.
Para reabrir o setor, o hospital convocou os concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a compra de medicamentos para o setor. “Estamos empenhando todos os esforços para reabrir a radioterapia o mais breve possível. Será um benefício a mais para a população do Estado”, disse o superintendente do Humap, Cláudio Wanderley Luz Saab.
Atualmente, a instituição conta com profissionais de cancerologia nas especialidades cirúrgica, clínica e pediátrica. Uma nova vaga para profissional de cancerologia clínica consta no edital do novo concurso da Ebserh. Ao todo, serão quatro médicos oncologistas a atuar na área.
O primeiro serviço a ser liberado será para tratamento de radioterapia superficial a pacientes de pele, utilizando o equipamento de Ortovoltagem. Já para o tratamento de demais casos de câncer em que é necessário a utilização do acelerador linear, o hospital mantém conversas com o Ministério da Saúde para a liberação do aparelho.