Simbolismo: missas e festas em MS marcam fim do ciclo natalino
Dia de Reis acontece neste domingo em váras igrejas da Capital e no interior do Estado
Fiéis foram à igreja neste domingo (7), em Campo Grande, para missa de Dia de Reis, que marca o encerramento do ciclo natalino e a visita dos reis magos ao menino Jesus. Igrejas de todo o Estado realizam celebrações com cerimônias que fazem referência à passagem bíblica. Apesar de forte no interior, na Capital a celebração é mais tímida, mas não impediu que os católicos fossem comemorar e agradecer.
No Santuário Nossa Senhora da Abadia, quase 100 fiéis compareceram para a data. Elias Polese, de 58, disse que o momento é de adoração e amor. “Eles foram receber Cristo, e nós deram toda essa simbologia. O ser humano precisa entregar o que tem de mais importante, que é o amor. Se doar, amar o próximo.” Para o comerciante, o período simboliza o amor a Cristo e simboliza a fé".
Ana Silvia, de 54 anos, esposa de Elias, concorda com o marido. "É o começo da vida de Cristo. O Natal é o nascimento, e o dia de reis é quando eles reconhecem a presença de Cristo e vem conhecer, apresentar ele ao mundo. É a presença de Deus que foi reconhecida e sentida".
Cristiano Camargo, de 49 anos, que serve no santuário, completa que o dia é um dos momentos em que os fiéis devem se abrir para receber Jesus.
“É momento para que a gente possa realmente estar se renovando todo o ano que se inicia. Pra mim, acho que é justamente isso, é o recomeço, é o ano que começa os novos desafios. E que a gente possa realmente estar sempre se aproximando cada vez mais disso".
Outro municípios - Em Três Lagoas, localizada a 327 km de Campo Grande, a festa será a partir das 18h, com o encerramento da Cidade do Natal. O grupo da Companhia Marcos Marques se apresenta como a última atração do ponto turístico.
O Parque de Diversão localizado na Esplanada permanecerá em funcionamento até a próxima semana, período em que também será iniciada a retirada da decoração natalina espalhada por toda a cidade.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.