Sinalização, wi-fi, limpeza: reestreia da 14 de Julho abre contagem regressiva
Principal via comercial de Campo Grande recebe últimos ajustes antes de inauguração
Os últimos postes de iluminação pública do trecho em revitalização da Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, foram removidos durante a noite desta quinta-feira (21). A retirada é vista pelos envolvidos como um “marco” da obra, iniciada em maio de 2018 e com reestreia marcada para a próxima sexta-feira (29), às 18h.
Em contagem regressiva para a inauguração, pelo menos 150 trabalhadores ainda estão empregados nos últimos ajustes. Os serviços envolvem término da sinalização de trânsito, horizontal e vertical. Na manhã desta sexta (22), a Avenida Afonso Pena foi devidamente identificada, com instalação de placa no semáforo do cruzamento com a 14.
A mesma esquina recebeu reforço na iluminação, com luminárias de LED estrategicamente distribuídas.
O ponto também abriga o monumento em alusão ao relógio, inaugurado ali, em 1933, mas que hoje fica na Avenida Calógeras. Técnicos trabalham para conectar o equipamento às redes elétrica e de lógica.
Funcionários da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) também instalam dispositivos da rede wi-fi na principal via do comércio de Campo Grande.
Nas calçadas, agora mais largas, operários finalizam o assentamento de piso fulget, também chamado de granito lavado. Onde a fixação já terminou, trabalhadores da obra lavam e fazem resinagem, para dar brilho ao revestimento.
Verde - O trabalho de paisagismo também entra em reta final. Entre as ruas Cândido Mariano e Maracaju, árvores da espécie lofantera da Amazônia são plantadas nos canteiros. Até a inauguração, cerca de 40 mudas ainda serão fincadas.
Ao todo, a requalificação prevê o plantio de 200 mudas de árvores de grande porte, que vão proporcionar sombreamento à rua.
A arborização da Rua 14 de Julho muda de quadra para quadra, com ipês-amarelo, ipês-branco e ipês-roxo, além de árvores da China, aldragos, jacarandás-mimoso, grandiúvas, paus-ferro, paus-mulatos e paus-de-tucano.
Na base das plantas, operários fixam braçadeiras para prender as grades que decoram o canteiro. As árvores das ruas transversais, como na Afonso Pena, ganham poda para desobstruir a iluminação pública.
Acabamento - Engenheiro da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rodolfo Quevedo supervisiona os trabalhos na 14 de Julho. “Até 17h do dia da inauguração nós vamos estar trabalhando”, projetou.
De acordo com o engenheiro, os serviços de acabamento devem durar até janeiro de 2020, com emprego de 10% do efetivo hoje envolvido nas intervenções.
Investimento - A requalificação da Rua 14 de Julho faz parte do programa Reviva Campo Grande e tem investimento orçado em R$ 49,2 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os trabalhos envolvem 1,4 quilômetro da via, entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso.
Entre as mudanças impostas estão redução da faixa de rolamento, ampliação das calçadas, conversão das redes aéreas (postes) para subterrâneas e paisagismo no passeio público.