ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sistema vai controlar doses da vacina contra gripe para evitar desvios

Paulo Nonato de Souza | 05/04/2017 11:57
Por meio de tecnologia, Secretaria Municipal de Saúde aposta em maior controle das doses da vacina contra a gripe em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Por meio de tecnologia, Secretaria Municipal de Saúde aposta em maior controle das doses da vacina contra a gripe em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Campo Grande terá um novo sistema de controle de vacinação contra a influenza, a gripe H1N1, anunciou a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), nesta quarta-feira, 05. A campanha de vacinação nas unidades públicas de saúde da Capital terá início no dia 18 deste mês.

Em nota, a prefeitura diz que o objetivo da novidade é evitar problemas como o ocorrido em 2016, quando desapareceram 32.381 doses de vacina, de um total de 195 mil doses liberadas pelo Ministério da Saúde para o município.

“É por meio do uso da tecnologia que teremos o controle e resultados confiáveis”, afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde, Eliana Dalla Nora Franco. Pelo novo plano de ação, será feito o registro completo das doses aplicadas com emissão de relatórios. A campanha de vacinação nas unidades públicas de saúde da Capital terá início no dia 18 deste mês.

A vacinação – De acordo com a prefeitura, as unidades de saúde seguirão um escalonamento orientado pela Secretaria de Estado de Saúde com datas e público a ser imunizado:

Do dia 18 a 22 de abril serão vacinados profissionais da saúde e crianças de seis meses a dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Entre os dias 24 e 29 de maio estão vacinadas gestantes, puérperas e crianças de dois a cinco anos (4 anos,11 meses e 29 dias).

Já entre os dias 2 e 12 de maio será a vez dos idosos, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doença crônica não transmissível e outras condições clínicas especiais (conforme indicação do Ministério da Saúde), além de professores que atuam no ensino regular (público e privado) e os professores do ensino superior.

Além do atendimento nas 65 unidades básicas de saúde, as chamadas UBSFs, a vacinação será feita também em um trailer instalado na Praça Ary Coelho entre os dias 8 a 20 de maio. A campanha nacional de vacinação contra gripe, o “Dia D”, tem data prevista para o dia 13 de maio.

Nos siga no Google Notícias