Só neste ano, furtos de tampas de bueiro e fios deram prejuízo de R$ 700 mil
Custos incluem a reposição de fios de energia, tampas de bueiros, grelhas de ferro, além de mão de obra
De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados mais de R$ 700 mil de prejuízos em reparos e reposição de material metálico furtado das vias públicas da Capital, conforme dados da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). Tais custos incluem a reposição de fios de energia, tampas de bueiros, grelhas de ferro, além dos gastos com mão de obra.
Diante desse panorama a prefeitura tem intensificado as fiscalizações a ferros-velhos da Capital, que possam estar receptando os metais frutos de roubos ou furtos. Somente nesta quarta-feira (13), dois estabelecimentos, um no Bairro Aero Racnho e outro na região do Bairro Guanandi foram notificados por estarem operando sem alvará. Entretanto, nenhum material ilícito foi encontrado nos ferros-velhos. No total, oito endereços foram fiscalizados 08 somente nesta manhã.
Realizada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) em conjunto com a Vigilância Sanitária e GCM (Guarda Civil MetropolitanA), a Operação Ferro-Velho busca identificar os receptadores de materiais metálicos furtados, bem como coibir a compra e venda desses produtos, além de reduzir o prejuízo aos cofres públicos.
Em junho, 29 ferros-velhos foram autuados e pelo menos duas pessoas foram presas por receptação, no âmbito da operação.